sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Workshop Internacional “Culture Capital Cities” teve início hoje em Évora


O Forum Eugénio de Almeida foi o local escolhido para o início do Workshop Internacional “Culture Capital Cities”, um encontro internacional sobre Cidades Capitais Europeias da Cultura que irá decorrer entre 14 e 15 de fevereiro. O evento integra-se no processo de candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 e tem como objetivo abordar os desafios que se colocam a uma aposta que é de toda a região, e que se pretende de sucesso.

O workshop que agora se iniciou pretende constituir um fórum de debate e reflexão sobre o papel das instituições e agentes da área da cultura, analisando o seu potencial relativamente a experiências com outras capitais europeias da cultura. Para o efeito estão presentes dezenas de especialistas, investigadores e decisores políticos nacionais e europeus que, no decurso de múltiplos painéis e sessões temáticas, irão partilhar experiência e conhecimento.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. Nas intervenções que proferiram, estas personalidades salientaram a importância do desafio, que implica a necessidade do envolvimento dos agentes culturais, das instituições públicas e privadas, mas também das pessoas de um modo geral. Desta forma a candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 assumirá um âmbito alargado, abrangendo toda a riqueza que advém da grande diversidade cultural que carateriza a cidade de Évora e o Alentejo.

Deixando clara a ideia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora afirmou que “esta candidatura deverá afirmar-se como a oportunidade de potenciar o progresso da cidade e da região, pois a cultura tem que constituir um fator estratégico de desenvolvimento”. Mas não deixou também de fazer notar que “tal só será possível se todos forem chamados a participar”. A terminar, Carlos Pinto de Sá saudou os presentes, fazendo votos de que o fórum agora iniciado cumpra os seus objetivos reforçando a afirmação da candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027.

Nenhum comentário:

Postar um comentário