No Dia Mundial do Cancro, a Liga lança ainda uma campanha global contra o cancro que incentiva à mudança de comportamentos
No Dia Mundial do Cancro (4 fevereiro), o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) convida a Comunicação Social para a cerimónia de inauguração de nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama. Por esta ocasião serão, ainda, apresentados os resultados globais do Rastreio de Cancro da Mama, na região centro; e novos meios complementares de convocatória para o Programa de Rastreio de Cancro da Mama, medidas de estímulo à participação.
A Cerimónia decorrerá pelas 11h00, de segunda-feira (dia 4), na Unidade de Saúde Familiar (USF) Estrela do Dão, em Nelas.* O evento contará com as presenças de Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC; Rosa Reis Marques, Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro; João Pedro Pimentel, Diretor de Saúde Pública; e Maria Rosário Tomás, Coordenadora da USF Estrela do Dão.
A nova unidade móvel e outras três que o Núcleo Regional do Centro vai adquirir, ainda este ano, representam cerca de 2,3 milhões de euros de investimento no diagnóstico precoce de cancro da mama.**
No Dia Mundial do Cancro (DMC), a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove ainda uma campanha global que pretende consciencializar todos os setores da sociedade a mudar comportamentos, com vista a combater as doenças oncológicas em Portugal. “Eu Sou e Eu Vou” pretende mobilizar a população, nesta data, para uma ação nacional que visa unir a população na luta contra o cancro, ao mesmo tempo que sensibiliza para a literacia em saúde e reforça a importância da equidade no acesso aos cuidados em oncologia.
Em toda a região centro, através de sessões de sensibilização na comunidade, empresas, escolas e unidades hospitalares; atividades desportivas; e forte divulgação digital, nomeadamente nas redes sociais, “Eu Sou e Eu Vou” explora como, individual e coletivamente, pode(mos) agir, de forma a que as atitudes tenham um impacto real na luta contra o cancro. Trata-se de um apelo à ação, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal. Em Aveiro, várias ações assinalam o DMC, das quais se destaca a iniciativa no Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Baixo Vouga, com sessão de sensibilização; showcooking; maquilhagem; fotografia; abertos à comunidade (período da manhã); seguindo-se um programa de formação para profissionais de saúde, que decorre durante a tarde.
Para Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, "a luta contra o cancro constitui uma atividade global, de toda a sociedade, com forte aposta na literacia em saúde que facilite a alteração de hábitos de vida não saudáveis, na disponibilização de recursos de saúde adequados à população e no apoio ao doente oncológico e aos seus familiares."
A campanha é promovida a nível mundial pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), decorrendo no triénio 2019-2021 e operacionalizada em Portugal pela LPCC, associada da UICC desde 1983.
Sobre o cancro
- Em Portugal morrem 79 pessoas por dia, 3 pessoas por hora vítimas de cancro; ***
- A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade; ***
- O cancro da mama, da próstata, do colón e do pulmão são os que têm maior incidência; ***
- Em 2018, 5 milhões de casos no mundo poderiam ter sido detetados mais cedo e tratados eficazmente; ****
* Av. João XXIII, 3520-059 Nelas.
** Equipamentos dotados com tecnologia mamográfica digital direta e tomossíntese.
*** Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018), em 2018.
**** União Internacional de Controlo do Cancro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário