sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Câmara de Coimbra satisfeita com concurso para Sistema de Mobilidade do Mondego

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, congratulou-se com o lançamento do concurso público para as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), aprovado hoje pelo Governo.
Em declarações aos jornalistas, Manuel Machado disse que hoje “é um dia importante” para Coimbra e para os municípios vizinhos atravessados pelo futuro SMM.
Durante mais de 100 anos, as populações de Lousã e Miranda do Corvo foram servidas pelo comboio que circulava no Ramal da Lousã, desmantelado e encerrado em 2010 devido a obras para instalação de um sistema de metro que deveria abranger igualmente uma linha urbana na capital do distrito.
“O SMM anda há demasiado tempo a ser protelado”, lamentou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Com a concretização do projeto, as autarquias de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo (que integram a sociedade Metro Mondego, criada em 1996 e que tem o Estado como acionista principal) estarão “em condições de pôr o Sistema de Mobilidade do Mondego a transportar pessoas”, disse.
O primeiro decreto-lei com este objetivo, então para a prevista implantação de um metro sobre carris, foi publicado há 25 anos pelo último Governo de Cavaco Silva, em 1994.
“A decisão tomada hoje pelo Conselho de Ministros deixa-nos satisfeitos, mas não totalmente satisfeitos”, admitiu o socialista Manuel Machado.
O lançamento do concurso para as obras SMM foi agendado para segunda-feira, após o Governo ter aprovado uma autorização de despesa no valor de 85 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário