segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CBRA Genomics e IGHS Globall Healthcare conquistam mercado internacional

A CBRA Genomics desenvolveu uma plataforma que permite que os profissionais de saúde tomem decisões clínicas com base no perfil genético do paciente.
A CBRA Genomics e a IGHS Globall Healthcare (IGHS) formalizam hoje a assinatura de um protocolo que tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação científica, pedagógica e de promoção de serviços e produtos entre as duas instituições.
Os signatários adiantam que “com a assinatura do presente protocolo, a IGHS recorrerá aos serviços da CBRA Genomics como suporte à atividade das unidades de prestação de serviços de saúde que possui no mercado internacional, nomeadamente em território chinês, no Golfo Pérsico e ainda no Brunei, país do sudoeste asiático”.
A CBRA Genomics é uma startup de Coimbra que atua no setor da saúde digital e que desenvolveu uma plataforma – a ELSIE –  que permite que os profissionais de saúde tomem decisões clínicas com base no perfil genético do paciente. Através desta solução, desenvolvida em colaboração com médicos e laboratórios de genética, são produzidos diagnósticos e prognósticos mais personalizados, sendo os tratamentos e as prescrições ajustados mediante a informação genómica do doente, de uma forma eficiente e segura. Desta forma, pretende-se promover e incorporar o potencial das análises genéticas como ferramenta de apoio à decisão clínica.
Ana Catarina Gomes, CEO da Coimbra Genomics, considera que “a parceria firmada com a IGHS é uma excelente oportunidade de crescimento e de entrada em mercados externos, nomeadamente o asiático”. Por um lado, “é o reconhecimento e valorização do nosso trabalho e do nosso produto e, por outro lado, significa a consolidação da CBRA Genomics no mercado dos testes genéticos. A CEO acrescenta ainda que “esta parceria promove a transição para um paradigma de uma prática clínica baseada no DNA do indivíduo, onde a genética assume um papel relevante no processo de tomada de decisão clínica, preconizando assim o nosso propósito de uma medicina geneticamente informada”.
Por seu turno, José Alexandre Cunha, Presidente do Conselho de Administração da IGHS, refere que “a celebração do presente protocolo constitui mais um importante reforço da oferta de competências e diferenciação que podemos incorporar nos nossos projetos. A CBRA Genomics assumir-se-á como um importante parceiro da IGHS, permitindo a integração da informação genética validada e de alta qualidade na prática clínica diária das nossas unidades de saúde, assim constituindo um enorme fator de diferenciação.”
“Paralelamente, o presente protocolo, à semelhança do recentemente celebrado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, permite-nos continuar a assumir a IGHS como um veículo de transferência de competência de Portugal para o mundo, procurando evidenciar à escala global o melhor da medicina e da prestação de serviços de saúde existentes no nosso país”, acrescenta.
Para Carlos Faro, Presidente do Conselho de Administração da CBRA Genomics, “este foi um dia muito importante pelas evidentes possibilidades de sinergia e crescimento da empresa e é um reconhecimento da inovação e valorização do que de melhor se faz em Coimbra”.
A IGHS, cuja atividade assenta na concepção e gestão integrada de unidades de saúde, quer sejam próprias, em parceria, ou de terceiros, tem merecido a confiança e aposta e de vários projetos em diferentes países, integrando na sua oferta de serviços a colaboração de várias entidades portuguesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário