segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Mário de Carvalho: Nem Um Dia Sem Uma Linha


Generosidade, Compromisso e Rigor

Uma imagem com texto, captura de ecrã

Descrição gerada com confiança alta
Aos 74 anos, Mário de Carvalho, um dos mais importantes escritores portugueses das últimas décadas, concede uma grande entrevista a José Jorge Letria, agora editada em livro pela Guerra e Paz, Editores. A resistência clandestina à ditadura, a advocacia e a literatura. Em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha, conheça os trilhos que levaram o romancista a trocar a advocacia pela escrita.

«Parece que a minha vida tem sido feita de respostas às solicitações.» É desta forma que Mário de Carvalho resume o seu percurso ao longo de 75 anos em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha. Primeiro a política, a resistência antifascista e a prisão, depois a advocacia e os livros e, mais recentemente, as aulas de escrita. Uma sequência de desafios que o escritor sempre fez questão de aceitar com compromisso e generosidade.

Neste 18.º livro da colecção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça o percurso inspirador de Mário de Carvalho, da infância dos soldadinhos de chumbo e Tom Sawyer, até à actualidade.    

Um diálogo a não perder entre dois dos maiores escritores da actualidade, José Jorge Letria e Mário de Carvalho, um romancista efectivo que se recusa a ser um escritor residual.

«A pouco e pouco, tornou-se-me impossível investir em dois campos ao mesmo tempo, estar a apresentar quinze contestações na segunda-feira seguinte e, em simultâneo, escrever um livro que o tal editor tinha pedido para sair em certa altura.» Uma decisão que levou Mário de Carvalho a largar a advocacia e a dedicar-se a cem por cento à escrita.

Do direito ficaram a exposição do raciocínio, as pessoas, as histórias e os locais que conheceu e que tiveram um papel na sua construção literária. Ficou ainda o escritório, que mantém «para coisas laterais e burocráticas da vida».

Actualmente Mário de Carvalho diz impor a si próprio a velha regra do pensador romano Plínio o Velho: «nem um dia sem uma linha». Um raciocínio que deu título ao livro e que demonstra a forma metódica e rigorosa como encara o exercício da escrita.  

Mário de Carvalho: Nem Um Dia Sem Uma Linha chega amanhã, dia 19 de Fevereiro, às livrarias de todo o país. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz, Editores em: www.guerraepaz.pt.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário