Generosidade, Compromisso e Rigor
Aos 74 anos, Mário de Carvalho, um dos mais importantes escritores portugueses das últimas décadas, concede uma grande entrevista a José Jorge Letria, agora editada em livro pela Guerra e Paz, Editores. A resistência clandestina à ditadura, a advocacia e a literatura. Em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha, conheça os trilhos que levaram o romancista a trocar a advocacia pela escrita.
«Parece que a minha vida tem sido feita de respostas às solicitações.» É desta forma que Mário de Carvalho resume o seu percurso ao longo de 75 anos em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha. Primeiro a política, a resistência antifascista e a prisão, depois a advocacia e os livros e, mais recentemente, as aulas de escrita. Uma sequência de desafios que o escritor sempre fez questão de aceitar com compromisso e generosidade.
Neste 18.º livro da colecção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça o percurso inspirador de Mário de Carvalho, da infância dos soldadinhos de chumbo e Tom Sawyer, até à actualidade.
Um diálogo a não perder entre dois dos maiores escritores da actualidade, José Jorge Letria e Mário de Carvalho, um romancista efectivo que se recusa a ser um escritor residual.
«A pouco e pouco, tornou-se-me impossível investir em dois campos ao mesmo tempo, estar a apresentar quinze contestações na segunda-feira seguinte e, em simultâneo, escrever um livro que o tal editor tinha pedido para sair em certa altura.» Uma decisão que levou Mário de Carvalho a largar a advocacia e a dedicar-se a cem por cento à escrita.
Do direito ficaram a exposição do raciocínio, as pessoas, as histórias e os locais que conheceu e que tiveram um papel na sua construção literária. Ficou ainda o escritório, que mantém «para coisas laterais e burocráticas da vida».
Actualmente Mário de Carvalho diz impor a si próprio a velha regra do pensador romano Plínio o Velho: «nem um dia sem uma linha». Um raciocínio que deu título ao livro e que demonstra a forma metódica e rigorosa como encara o exercício da escrita.
Mário de Carvalho: Nem Um Dia Sem Uma Linha chega amanhã, dia 19 de Fevereiro, às livrarias de todo o país. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz, Editores em: www.guerraepaz.pt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário