domingo, 3 de fevereiro de 2019

CHEDV | Serviço de Reumatologia

Imagem_Interior_Medicofamilia
Novo serviço espera beneficiar mais de 500 utentes em 2019.
O Hospital de São Sebastião (Santa Maria da Feira), integrado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), já tem serviço de reumatologia. Esta nova valência está vocacionada para tratar problemas de articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos, que causam significativa debilidade física e incapacidade laboral.
O CHEDV estima que, em 2019, poderão beneficiar deste novo serviço mais de 500 utentes em consulta programada, a que acrescem as consultas urgentes e as consultas referentes a protocolos que se venham a estabelecer com outras especialidades.
Este serviço tem como prioridades a consulta externa (para utentes referenciados pelos centros de saúde ou por outras especialidades internas), consulta interna de avaliação de doentes internados noutros serviços, hospital de dia para tratamentos em perfusão e ensino da autoadministração, e técnicas de diagnóstico e terapêutica.
Com a criação desta valência, o CHEDV pretende ir ao encontro das expectativas dos seus utentes, proporcionando-lhes um serviço de proximidade e uma melhor acessibilidade aos cuidados de saúde.
Para a responsável do Serviço de Reumatologia, Paula Valente, «Esta nova equipa de trabalho permitirá uma resposta mais adequada às solicitações dos nossos utentes, sabendo que o diagnóstico precoce e atempado é fundamental na evolução destas patologias crónica.»
Aproximadamente metade da população portuguesa sofre de, pelo menos, uma doença reumática, tendo a osteoartrose uma prevalência de 30 a 35%, com uma tendência crescente devido ao envelhecimento populacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário