domingo, 3 de fevereiro de 2019

Conta-me histórias, Lisboa – e outras viagens cá dentro e lá fora

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  


Num fim-de-semana como este, em que a chuva, o frio, o vento e a neve onde é lugar de neve dão um grande ar da sua graça, sabe bem ficar em casa a ouvir histórias. Helena Aguiar, a protagonista da semana, entrevistada pela Mara Gonçalves, tem muitas para contar. Apaixonada pela cidade que a viu nascer, criou uma página no Facebook para partilhar pormenores sobre Lisboa. Autora da página Conta-me Histórias, Lisboa, soma mais de mil publicações e quase 23 mil seguidores. Se quiser saber de onde vêm expressões como “fazer tijolo” ou forrobodó, siga para aqui.


Ou então pode seguir directamente para o novo Hotel da Fábrica, em Manteigas, que abriu onde antes funcionou a unidade da Ecolã. Com vista privilegiada para a serra da Estrela, tem no sossego que proporciona e no pequeno museu da história dos lanifícios dois dos seus principais trunfos. A Maria José Santana já dormiu lá e conta-nos como foi.


A Andreia Marques Pereira, por seu lado, foi conhecer parte da Rota do Barroco no Alto Minho. A Igreja do Espírito Santo, em Arcos de Valdevez, é, desde Dezembro passado, sede do Centro Interpretativo do Barroco, e uma porta para descobrir este património artístico no Alto Minho. Apanhe a boleia do Asinhas, o holograma que guia a visita.


Já que andamos pelo Norte, aproveitemos para ir provar os sabores do Porto Antigo. Fica no hotel com o mesmo nome, no concelho de Cinfães, e, garante o José Augusto Moreira, tem um anho assado no forno que proporciona pura felicidade. Ora prove.


Para o fim, como é hábito, deixo-lhe duas sugestões para viagens mais longínquas: aos Alpes Franceses, para usufruir do Club Med Les Arcs Panorama (e, já agora, para ficar a conhecer as habilidades da Mara Gonçalves em cima de uns esquis) e à Alemanha, que está a comemorar 100 anos de Bauhaus. A Lucinda Canelas foi à frente e já voltou com dois roteiros possíveis, que se lêem aqui e aqui.


Está tudo contado por hoje, mas aqui temos sempre muitas e boas sugestões diárias. Vá passando durante a semana. No sábado, à hora do costume, eu volto à sua companhia. Até lá, boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário