domingo, 3 de fevereiro de 2019

Eventos de massa

Ministério quer definir estratégia para resposta de saúde pública.
Com o objetivo de definir uma estratégia de preparação e resposta para eventos de massa e respetiva operacionalização, na salvaguarda da saúde pública, o Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho que reúne várias entidades do Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com o Despacho n.º 697/2019, publicado no dia 15 de janeiro, este tipo de eventos é cada vez mais usual em Portugal. Este tipo de concentração de pessoas potencia o risco para a saúde pública, uma vez que a elevada concentração de pessoas num determinado espaço físico leva a que haja um maior contacto interpessoal entre pessoas oriundas de diferentes regiões e países.
Associado a este tipo de eventos de massa, estão, normalmente, estruturas temporárias, nomeadamente de restauração, sanitários e alojamentos, que podem contribuir para um maior risco de doenças transmissíveis e, quando associadas a consumos de álcool ou outras substâncias psicoativas, propiciam comportamentos de risco.
Importa, por isso, rentabilizar a experiência adquirida e o conhecimento específico existente, melhorando a gestão de risco clínico nos eventos de massa e a capacidade de resposta a eventuais necessidades no contexto da saúde pública, da emergência médica e da medicina de catástrofe, com vista a desenvolver metodologias e ferramentas para avaliar os riscos e definir medidas de resposta para a prevenção da doença e proteção da saúde das populações em eventos de massa.

Para saber mais, consulte:

Saúde – Gabinete da Secretária de Estado da Saúde
Cria um Grupo de Trabalho para a definição de uma estratégia de preparação e resposta para Eventos de Massa e respetiva operacionalização, na salvaguarda da saúde pública.

___________________
Joaquim Carlos da ADASCA volta à Vagos FM para nos falar sobre a importância de dar sangue.

Se se questiona se deve dar sangue, escute a edição de hoje do "Dar Sangue é Dar Vida". Uma rubrica da responsabilidade da ADASCA. Todas as 3ªs feiras na Vagos FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário