“O Azul funciona para mim como um constante lembrete/alerta para lutar pela proteção das crianças”
Bonnie W. Finney
Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas que o vissem. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus-tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos. Nasce, assim, a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cujo objetivo é a prevenção, a promoção e proteção dos direitos das crianças, no que respeita, sobretudo, aos maus-tratos.
Neste mês de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Figueiró dos Vinhos associa-se, mais uma vez, a esta campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, que tem como principal propósito a consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, contribuindo para um fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade cada vez mais positiva.
Durante este período, a CPCJ em parceria com o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, a Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos e o Agrupamento de Escolas, organiza um conjunto de iniciativas alusivas à temática da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, nas escolas e na Comunidade.
Neste contexto, decorrerão as exposições de Laços Azuis pelas diversas entidades do concelho; no dia 24 distribuir-se-ão Laços Azuis pelos alunos das escolas figueiroenses; e, no último dia de abril, pelas 14 horas, finalizar-se-á a campanha com a realização do Laço Humano na Praça do Município, onde participarão os alunos das escolas do concelho e, no qual a comunidade em geral é convidada a associar-se.
“Junte-se a esta causa, vista uma camisola azul e participe!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário