quinta-feira, 4 de abril de 2019

Formação em Oncologia para Docentes da Educação Pré-Escolar de Águeda


A Liga Portuguesa Contra o Cancro promove Ação de Formação sobre Cancro e Educação para a Saúde em Contexto Escolar, no ensino pré-escolar do concelho de Águeda, atendendo ao aumento anual da incidência e mortalidade por cancro em Portugal.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), em parceria com o Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela, promove no próximo dia 24 de abril, quarta-feira, entre as 17h00 e as 21h00 um Curso de Formação em Oncologia, dirigido a docentes da educação pré-escolar no concelho de Águeda. Esta formação, com uma duração total de 4 horas, terá lugar na Escola Secundária Adolfo Portela (Rua Joaquim Valente Almeida, 242, Águeda). 

A inscrição é gratuita (sujeita a disponibilidade de vagas) e pode, desde já, ser feita através do Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela, pelo contacto telefónico 234 604 761, ou pelo email: cfiap@esap.edu.pt

Divulgar informação sobre o cancro e promover a Educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção, é um dos objetivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se assume como a entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

Dado o aumento anual da incidência e mortalidade por cancro em Portugal, é da maior importância atuar na prevenção, começando numa idade precoce e mantendo-a ao longo de toda a idade escolar, integrando o ensino básico, secundário e universitário. O plano de formação em oncologia, da Unidade de Formação da LPCC.NRC, procura responder a esta necessidade promovendo ações gratuitas para docentes do pré-escolar, capacitando-os como promotores de iniciativas capazes de atuar ao nível da promoção da saúde e prevenção do cancro.

O presente curso, além de uma formação base que dá a conhecer a LPCC, sua missão, finalidades e objetivos, assim como os seus diferentes serviços, visa sensibilizar para a problemática do cancro e fomentar conhecimentos na área da oncologia e prevenção da doença oncológica.

O objetivo é habilitar os docentes do ensino pré-escolar a desenvolver estratégias e atividades no âmbito da temática da oncologia e prevenção do cancro em contexto escolar, bem como atuar ao nível da promoção da saúde, adoção de estilos de vida saudáveis e aprendizagem entre pares, junto dos alunos.

O Curso é certificado pelo Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela ao abrigo do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio.

Educação para a Saúde sobre Cancro nas Escolas – porquê?

O cancro é a segunda principal causa de morte nos países desenvolvidos e encontra-se entre as três principais causas de morte nos países em vias de desenvolvimento. A sua incidência continua a aumentar de ano para ano. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.

As áreas de promoção da saúde e da prevenção da doença oncológica são, portanto, consideradas prioritárias. Considera-se primordial que seja junto dos alunos que esta ação mais se faça sentir. Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a construção de escolas promotoras da saúde como o modelo atual mais válido para promover a saúde e a educação para a saúde dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário