terça-feira, 16 de abril de 2019

Opinião | Nunca mentir!

Joaquim Carlos*
Nunca mentir! Aqui está um importante dever que exige muita firmeza. De todas as criaturas, só o homem recebeu o dom da palavra. O papagaio sabe imitar as palavras humanas, mas, só o homem é capa de criá-las.
Não sentes a responsabilidade que esta faculdade excepcional acarreta ao homem? Porque, se a palavra é um direito exclusivo seu, é também seu dever usar dele convenientemente. «Em verdade vos digo, no último juízo, os homens darão conta de cada palavra inútil que tiverem pronunciado» declarou Jesus Cristo (Mat. 12, 36).
E Nosso Senhor não se contentou com ensinar esta verdade – deu Ele mesmo o exemplo. Lendo os Evangelhos, não podes deixar de notar a ponderação, a dignidade e a nobreza das palavras que saíam de Seus lábios.
O animal urra, berra, pia, mas não fala. A sua voz é um fruto sem caroço. A palavra humana, essa, tem caroço, alguma coisa que faz mal ou bem, que estraga ou repara, que ofende ou causa agrado – e é isto o que dá à palavra pronunciada enorme responsabilidade.
Aquele que não reflecte antes de falar está muito longe de ser um carácter. O ideal da educação cristã é formar jovens que sabem ser delicados sem lisonja, francos sem grosseria, modestos sem ser desajeitados, dedicados sem inconstância, e fiéis a seus princípios sem ofender outrem.
O sol executa o seu curso celeste com um brilho sem mancha e uma regularidade sem mistério; o rosto dos homens alegra-se ao voltar-se para ele, e nele bebe força, alegria e vida.
O justo é um sol vivificador da sociedade; faz-nos bem ver que assim é, e podemos sempre estar seguros de que não sofreremos decepção.
Não poderá dirigir-se a um jovem melhor louvor do que dizer dele: «tem plena consciência da responsabilidade de suas palavras. Nunca brinca com a língua. Podemos sempre fiar-nos no que ele diz! Fala sempre com delicadeza, e nunca se afasta da verdade»!
«Quando as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem contar uma mentira, ou querem admirar a si mesmas. Ninguém deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara, inteligente e compreendida por todos» (Leon Tolstói).
Por fim "As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais choca e faz com que você pareça arrogante" (Jô Soares).
Em que lugar a mentira não está presente? Em quem devemos acreditar? A mentira é amiga dos cobardes quando não assumem a verdade dos factos por si praticados, como aconteceu recentemente num tribunal em Lisboa.

*Director

Nenhum comentário:

Postar um comentário