terça-feira, 16 de abril de 2019

Águeda | Município mobiliza famílias e comércio para a descarbonização - Águeda Sm@rt City Lab!


Ambiente e Sustentabilidade 

O projeto dos Laboratórios Vivos para a Descarbonização - Águeda Sm@rt City Lab, coordenado pelo Município de Águeda e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, pretende instalar 30 contadores inteligentes de energia - GEM (Global Energy Meter), em habitações e comércio local. 

No âmbito do projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização, o Município de Águeda, em articulação com o Lighting Living Lab, convida a comunidade local e os estabelecimentos comerciais a reduzirem o seu consumo energético! Para tal, procura mobilizar todos os interessados, cujas habitações / estabelecimentos comerciais, estejam localizados na área da intervenção do projeto em Águeda, ajudando-os a reduzir a pegada energética através da dinamização de algumas ações, nomeadamente a instalação de contadores inteligentes - GEM (Global Energy Meters), nas suas habitações/estabelecimentos. 

Neste sentido, convidam-se todos os interessados em participar neste projeto, a manifestar o seu interesse até dia 28 de abril através do e-mail: laboratoriodescarbonizacao@cm-agueda.pt. Posteriormente serão contactados pela equipa do projeto, para mais informação e detalhes. 

Jorge Almeida, edil Aguedense, esclarece que se “Pretende com estas iniciativas mobilizar a comunidade para este projeto, ajudando as famílias e outros interessados a alterar hábitos de consumo e assim conseguir ganhos na eficiência energética e ambiental.” Salienta ainda que “há medidas simples que podemos incluir nas nossas rotinas diárias e que trazem benefícios. O  Município de Águeda, através da equipa do Águeda Sm@rt City Lab, vai ajudar à identificação das mesmas. Participe!”. 

O Águeda Sm@rt City Lab é um Laboratório Vivo (living Lab), único na Região Centro, onde a autarquia, os cidadãos, as empresas e as escolas colaboram no desenvolvimento, implementação, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respetivas aplicações numa área territorial devidamente delimitada. Pretende-se com estas iniciativas alterar os hábitos de consumo e de apropriação dos espaços públicos e privados e assim melhorar a eficiência energética e ambiental dos edifícios, nos espaços públicos, nos serviços urbanos e nos transportes. Projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental. 

O que é o GEM (Global Energy Meter)? 

O GEM é uma solução de monitorização de consumos de energia, as informações recolhidas por este podem ser consultadas online, e através de ferramentas de exportação de dados é possível construir relatórios, permitindo uma análise dos consumos globais da instalação residencial. É disponibilizada a informação necessária para a otimização e verificação de medidas de eficiência energética e potencialmente a negociação de contratos de fornecimento de energia. 

Para mais informações acerca do projeto, consulte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário