terça-feira, 16 de abril de 2019

Câmara da Marinha Grande reuniu Comissão Municipal de Defesa da Floresta para aprovar Plano Operacional Municipal para 2019

Reuniu, no passado dia 15 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta da Marinha Grande, onde foi apresentado, discutido e votado do Plano Operacional Municipal (POM) da Marinha Grande, para o ano de 2019. A reunião foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, tendo o POM 2019 sido aprovado por unanimidade.

Esta reunião na qual esteve também, Luís Guerra Marques, presidente da Assembleia Municipal, contou com a presença de representantes do ICNF, agentes de Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Autoridades Militares e Policiais, bem como, representantes das entidades públicas locais, nomeadamente das freguesias de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, entre outras entidades.

Vasco Fernandes, da Proteção Civil Municipal, efetuou a apresentação do POM, e destacou que com este plano se pretende congregar as ações de todas as entidades envolvidas na prevenção dos incêndios, havendo muito trabalho a realizar em conjunto.

Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Marinha Grande, agradeceu à Proteção Civil Municipal, o excelente trabalho desenvolvido, bem como “O empenho de todas as entidades que têm vindo a reunir esforços para, em sintonia, trabalharem em prol da sensibilização, proteção e segurança das populações no que toca à prevenção dos incêndios. Só trabalhando em rede conseguimos dar resposta às necessidades em causa”.

O POM 2019 é um documento no qual se enumeram, descrevem e contabilizam os meios e recursos humanos incluídos no Dispositivo Operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no concelho da Marinha Grande. No documento descrevem-se ainda os procedimentos de atuação e as funções específicas dos vários agentes envolvidos nos domínios da prevenção, sensibilização, fiscalização, vigilância, deteção, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo.

O POM 2019 estará disponível para consulta, no site da Câmara Municipal da Marinha Grande, divulgando-se assim, junto das populações, o esforço conjunto dos agentes e entidades de proteção civil para a redução dos incêndios e das suas consequências.

A Câmara Municipal da Marinha Grande reforça ainda o apelo a todos os proprietários e produtores florestais para que façam a limpeza da vegetação, particularmente à volta das suas casas, sendo esta a melhor forma de prevenir um incêndio que coloque em risco pessoas e bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário