sábado, 8 de junho de 2019

Proença-a-Nova | Pavilhão Municipal beneficia de obras de requalificação



O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal vai ser de alvo de obras de requalificação orçadas em 300 mil euros, dos quais 50% são financiados pelo Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais – Programa BEM, que financia projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municipais que potenciem o desenvolvimento dos territórios do interior do país. 

A intervenção, com início durante o mês de julho e término em setembro/outubro, inclui a substituição do piso da área de jogo, pintura interior e exterior, modernização dos balneários, entre outros arranjos. Será ainda criada uma sala para aulas de judo. 

A cerimónia de assinatura dos protocolos de parceria aconteceu a 30 de maio na sede do Gabinete da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Castelo Branco, e contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. 

O programa BEM conta com uma dotação de 3,5 milhões de euros, no âmbito da Cooperação Técnica e Financeira entre a administração central e as autarquias. Em 2019 foi aprovado o apoio a mais 38 projetos, com a comparticipação de 4,7 milhões de euros, números que representam um total de 69 protocolos, com 8,5 milhões de euros a passar da administração central para a administração local. De acordo com o Governo, este programa “enquadra-se na estratégia definida” no Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT). 

No âmbito de uma candidatura submetida pela Agência de Energia Médio Tejo 21 ao Fundo de Eficiência Energética, em março deste ano foi substituída a iluminação da área de jogo e bancadas por iluminação led e colocação de sistema de gestão e controlo, o que já permitiu uma redução de 69 % na fatura energética. 

O pavilhão municipal, aberto desde 1993, tem uma taxa de utilização a rondar os 350 utentes/dia e estas obras têm como objetivo melhorar a qualidade, a segurança e o conforto para utentes e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário