sábado, 8 de junho de 2019

Praia Fluvial da Fróia com qualidade de ouro pelo 8º ano consecutivo



A praia fluvial da Fróia foi novamente distinguida pela Quercus com o Galardão de Qualidade de Ouro em 2019, tendo em conta a qualidade da água “excelente” que a praia apresenta. Esta praia fluvial da União de Freguesias de Alvito da Beira e Sobreira Formosa recebe esta distinção desde 2012. 

Para a época balnear de 2019, a Quercus identifica 375 praias com qualidade de ouro em Portugal, menos 15 do que em 2018. Das praias galardoadas, 326 são praias costeiras, 40 são praias interiores e 9 são de transição. Em comparação com o ano de 2018, as praias costeiras têm menos 16 atribuições, sendo que as praias interiores têm um acréscimo de 1 praia. 

O Galardão Qualidade de Ouro, criado e desenvolvido pela Quercus e já com dez anos de existência, apresenta em 2019 novos critérios que conferem ainda mais rigor à atribuição desta classificação, como: qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017; todas as análises realizadas na última época balnear (2018) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores mínimos definidos por esta entidade relativa às águas balneares; e na última época balnear (2018), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia. 

Esta avaliação efetuada pela Quercus não envolve qualquer processo de candidatura: ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, continua a ser mais exigente neste aspeto em específico, incluindo todas as águas balneares. A informação utilizada é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário