sábado, 8 de junho de 2019

Bombeiros de Cantanhede participaram em Exercício Europeu

Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede participaram no Exercício Europeu da Proteção Civil “CASCADE’19”, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a participação de equipas de seis países europeus - Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.
Este exercício internacional decorreu em cerca de 20 localidades dos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, tendo sido criados mais de 60 cenários distintos, causados por condições meteorológicas adversas e um evento sísmico que desencadeiam uma série de ocorrências em cascata a que os participantes foram chamados a acorrer. Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede integraram a equipa do distrito de Coimbra que atuou no Terminal de Combustíveis do Porto de Aveiro.
O cenário foi o de uma explosão seguida de incêndio, causada pela queda de um raio num tanque de metanol da Bresfor. Esta explosão provocou um efeito dominó de ocorrências internas e danos estruturais nas empresas adjacentes, entre eles o derrame de um produto tóxico.
Perante este cenário, foi efetuada a evacuação total do Terminal de Graneis Líquidos e do Terminal de Graneis Sólidos e das áreas adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário