segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Caso Dieselgate na Europa: Quase meio milhão de pessoas exigem compensações

Resultado de imagem para Caso Dieselgate na Europa: Quase meio milhão de pessoas exigem compensações
Renascença
É a primeira ação judicial coletiva na Europa. Cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo foram afetados pelo escândalo.

Arranca esta segunda-feira, na Alemanha, o primeiro grande processo judicial relativo à fraude das emissões de gases poluentes, em veículos a diesel Volkswagen. Quase meio milhão de pessoas exigem compensações.

O processo, liderado pela Associação Alemã de Organizações de Consumidores, pretende demonstrar que os clientes viram os seus carros desvalorizar por terem sido afetados pelo caso da manipulação das emissões por um software fraudulento e, por isso, devem ser compensados.

O fabricante alemão recusou chegar a um pré-acordo judicial, e preferiu avançar para julgamento.

A nível nacional, a Deco avançou com uma ação coletiva contra a VW Portugal e outra empresas do grupo em outubro de 2016. Uma audiência preliminar deve acontecer antes de dezembro, segundo a Associação de Consumidores Europeus (BEUC).

Os números revelam que cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo foram afetados pelo escândalo dieselgate do grupo Volkswagen, oito milhões só na Europa e 125 mil em Portugal.

Nos Estados Unidos a marca alemã procedeu à compensação dos clientes afetados, contudo, na Europa isso só aconteceu em alguns casos julgados avulso.

rr / agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário