segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Covilhã | JOÃO MORGADO APRESENTA ROMANCE SOBRE FERNÃO MAGALHÃES NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ



Fernão Magalhães e a Ave-do-Paraíso é o mais recente livro de João Morgado, cuja apresentação terá lugar no dia 5 de outubro, sábado, pelas 17h00 na Biblioteca da Covilhã. 

O escritor covilhanense associa-se às comemorações dos 500 anos da circum-navegação com um novo romance editado pela Esfera dos Livros. 

João Morgado nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, Covilhã. Poeta e romancista, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultura, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Entre outros, recebeu o Prémio Literário Vergílio Ferreira´12, Prémio Literário Alçada Batista´14, Prémio Nacional de Literatura Lions´15; Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha, Correntes d´Escritas´15. Assim como o troféu “Cristo Redentor” pelo seu trabalho em prol da cultura luso-brasileira, entregue pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro. 

Deu-se a conhecer na literatura com dois romances intimistas: Diário dos Infiéis e Diário dos Imperfeitos – obras adaptadas ao teatro. Na sua incursão pelo romance histórico, merecem destaque as obras biográficas da Trilogia dos Navegantes: Vera Cruz (Pedro Álvares Cabral) Índias (Vasco da Gama) e a presente obra sobre Fernão de Magalhães. Lançou ainda O Livro do Império sobre Camões e a edição d´Os Lusíadas. 

Afirmando-se com um “escritor plural”, estende a sua obra à edição de crónicas, contos, literatura infantil e poesia onde, para além da obra premiada, declama poesia em espetáculos. Tem participado em festivais literários e palestras, em Portugal e no Estrangeiro, sobretudo no Brasil. 

Biblioteca Municipal 
Rua Conde da Ericeira, 6200-086 Covilhã 
T. 275 333 599 | biblioteca@cm-covilha.pt
Horário: De segunda a Sexta, das 10h00 ás 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário