quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Reguengos de Monsaraz vai ter projeto piloto para um sistema PAYT de recolha seletiva de resíduos


O Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos para a implementação de um projeto piloto para um sistema PAYT (Pay-as-you-throw) de recolha seletiva e para reforço do circuito de recolha de plástico no canal HORECA (Hotéis/Restaurantes/Cafés). O protocolo surge no âmbito da candidatura aos fundos comunitários que a Gesamb apresentou ao Plano Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Através do sistema PAYT, a autarquia pretende promover a separação de resíduos pelos munícipes e a recolha seletiva para criar mecanismos que permitam reduzir a tarifa de resíduos cobrada ao consumidor, mediante a entrega de recicláveis numa área identificada pelo município onde vão estar contentores para a deposição de papel/cartão, plástico/metal e vidro. O sistema prevê a criação de uma taxa variável em substituição da taxa fixa, que será de maior valor conforme o volume ou peso dos resíduos que cada cidadão produzir.

A candidatura da Gesamb prevê um investimento de cerca de 70 mil euros com a aquisição para o Município de Reguengos de Monsaraz de uma viatura ligeira até 3.500 Kg, 200 contentores de 50 litros e 100 contentores de 120 litros para a recolha seletiva junto do canal HORECA, dos serviços e do comércio, três contentores de 30 metros cúbicos, uma balança e a adaptação do software. A autarquia pretende assim aumentar até 2020 a recolha seletiva de resíduos em 86,62 toneladas, o que corresponde a um aumento da capitação de 8,5 Kg por habitante por ano, e cumprir as metas definidas no PERSU 2020 e em discussão no âmbito do Pacote da Economia Circular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário