quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Évora | Em reunião pública de 11 de Setembro: Câmara de Évora aprovou requalificação do Largo de Nª Sª da Saúde


O Executivo da Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o Projecto de Requalificação do Largo de Nossa Senhora da Saúde, em Évora.

Este projecto, que visa a requalificação do referido largo, apresenta como área a intervencionar aproximadamente 1040m2, estimando-se que venha a custar 130.947,47 euros, acrescidos do IVA em vigor.

No período antes da Ordem do Dia, o Vereador Eduardo Luciano fez o ponto de situação da candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura 2027 e também um balanço provisório da mais recente edição do Artes à Rua, considerando que o balanço é positivo, tendo em conta as opiniões já expressas, quer pelo público, quer pelos artistas e instituições envolvidas. Alertou ainda para a realização do FIKE, Festival Internacional de Curtas Metragens, agendado de 10 a 15 de Setembro, em Évora.

A preparação do Ano Lectivo foi o tema apresentado pela Vereadora Sara Dimas Fernandes, deixando também uma nota sobre as intervenções que a Câmara de Évora vem realizando nas várias escolas do ensino básico do Concelho, umas já concluídas e outras em marcha. Exemplos disso são a conclusão da requalificação da cozinha da EB da Cruz da Picada e das obras de ampliação da EB de Almeirim, entre outras. Foram também concluídas obras noutras escolas, existem intervenções em curso e outras em preparação.

O Vereador Alexandre Varela deixou o apelo à participação de todos na Semana Europeia da Mobilidade, prevista entre 16 e 22 de Setembro e que culmina com o Dia Europeu Sem Carros. Esta, engloba um conjunto de actividades com a comunidade local, entre as quais se destacam diversas caminhadas, passeios de bicicleta, colóquios, jogos, exposições e a tomada de uma série de medidas permanentes, destinadas a melhorar a circulação pedonal e a aumentar a segurança nas deslocações, nomeadamente de peões e ciclistas, em várias zonas da cidade. Informou ainda, que está em curso a preparação do Plano de Mobilidade que responderá de forma mais completa às questões de trânsito, prevendo, além disso, a organização mais alargada da mobilidade, com implicações nos meios de transporte, estrutura viária, estacionamento, entre outros aspectos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário