sábado, 21 de dezembro de 2019

Coimbra: Mondego acima do nível de segurança obriga a deslocação de 60 pessoas

Resultado de imagem para comboios suburbanos estão suspensos
Os comboios suburbanos estão suspensos. Câmara de Coimbra espera estabilização do caudal ao longo das próximas 24 horas.
Pessoas e animais estão a ser retiradas de casa e do canil municipal de Coimbra, devido à subida do caudal do Mondego, que já ultrapassou o nível de segurança no açude-ponte.
O caudal do rio ultrapassou os limites de segurança de 2.000 metros cúbicos por segundo (m3/s) às 9h30 deste sábado – situação que a autarquia classifica de "muito crítica".
Tendo em conta que a tendência será ainda de subida nas próximas horas, é expectável a ocorrência de cheias. Se as condições climatéricas não forem favoráveis, a baixa de Coimbra corre mesmo o sério risco de ficar submersa, avisa o presidente da Câmara, Manuel Machado, em declarações à Renascença.
A autarquia recomenda, por isso, à população que se mantenha "em estado de permanente alerta e a respeitar todas as indicações das autoridades que estão no terreno e sinalização".
A possibilidade da situação crítica de cheia decorre, entre outros fatores, da albufeira da barragem da Aguieira, a montante de Coimbra, no rio Mondego, estar com 94% da sua capacidade, da barragem das Fronhas, no rio Alva, afluente do Mondego estar "no nível máximo de cheia" e ainda da "intensidade elevada e ausência de monitorização do Rio Ceira", outro afluente da margem esquerda do Mondego.
A Câmara espera que, nas próximas 24 horas, o caudal possa baixar.
Circulação dos comboios suburbanos suspensa
A circulação dos comboios suburbanos de Coimbra foi suspensa esta manhã devido à subida do nível da água.
Segundo fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP), "as linhas da estação de Alfarelos encontram-se inundadas", tendo sido suspensa a circulação de comboios suburbanos de Coimbra em todo o trajeto, entre Coimbra e Figueira da Foz.
As inundações do troço entre Alfarelos e Ameal Sul, devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego, é também a causa da suspensão da circulação ferroviária na Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto.
A linha da Beira Alta está também cortada, depois de ao início da noite de sexta-feira um comboio Intercidades ter embatido numa pedra que provocou o descarrilamento da locomotiva ao quilómetro 148, entre Fornos de Algodres e Gouveia.
Com Marta Grosso (RR) / Lusa 
Foto: Paulo Novais / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário