terça-feira, 7 de maio de 2019

Loulé | Investimento de 16 M€ cria novo polo de saúde e investigação científica no concelho de Loulé



O ABC Loulé Active Life Health & Research, apresentado publicamente no sábado na cidade louletana, pretende promover projetos de investigação científica, atrair médicos e melhorar os cuidados de saúde na região.

Trata-se de uma parceria entre autarquia de Loulé e Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve – ABC (Algarve Biomedical Center), consórcio que reúne o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve, que contempla um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, complementado com financiamento dos fundos europeus.

O projeto foi apresentado no âmbito da cerimónia comemorativa do 10.º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve e da homenagem aos primeiros médicos especialistas diplomados por esta instituição, que decorreu no sábado, no Cine-Teatro Louletano.

A cerimónia contou com a presença de dois representantes governamentais: Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, explicou que o projeto pretende resolver “várias lacunas existentes há décadas nesta região relacionadas com a investigação”, proporcionando os melhores cuidados de saúde, não só aos residentes como aos turistas que “esperam encontrar no Algarve a garantia de segurança e qualidade a todos os níveis durante a sua férias”.

O ABC – Loulé Active Life Health & Research, marcado pela inovação, contempla a conceção e construção de dois edifícios: o ABC Loulé Health Research Center, em Loulé, e o ABC Loulé Active Life, em Vilamoura, “ambos enquadrados em instalações modernas, com ausência de impacto ambiental”.

O ABC Loulé Active Life Health & Research encerra diversas componentes e objetivos, demonstrando desde logo uma aposta na investigação e formação, utilizando tecnologia de ponta, numa estratégia de competitividade regional e nacional, como explicou Nuno Marques, presidente da comissão executiva do ABC.
Nuno Marques apresenta projeto

Por outro lado, visa também a descentralização de serviços de instituições de carácter nacional da área da saúde para o Algarve (INSA, INFARMED, IPST e SPMS), com destaque para a criação de um Centro de Investigação de Entomologia Médica do Algarve (em colaboração com o INSA) – que visa a investigação de doenças tão importantes como a malária, dengue ou zica, transmitidas por mosquitos –, do Banco Público Nacional de Células do Cordão Umbilical e da Seroteca Nacional, em articulação com o IPST.

Um Centro Active Life colocará cuidados de excelência de reabilitação ósteo-articular, muscular, cardíaca e respiratória ao dispor da população do município e do Algarve, para além de ser um projeto vocacionado para o turismo de saúde de alta qualidade que impulsionará a economia e combaterá a sazonalidade.

São ainda objetivos a promoção da captação e fixação de recursos humanos na área da saúde no Algarve, a melhoria dos cuidados de saúde prestados.

Este projeto levará à criação de “mais de 150 postos de trabalho diretos e altamente diferenciados em Loulé, com grande benefício direto e indireto da população”.

“A realização deste projeto de tremenda importância regional e nacional deve contribuir de forma decisiva para uma maior atratividade de jovens médicos e investigadores que serão absolutamente determinantes para a futura construção, no Parque das Cidades, do Hospital Central de Faro-Loulé do Centro Hospitalar Universitário do Algarve”, sublinhou o autarca louletano, Vítor Aleixo, para quem este projeto constitui a maior oportunidade para o município se ligar “organicamente” à universidade.

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, considerou o projeto “estruturante”, com “um grande impacto no desenvolvimento regional e nacional na área da inovação, investigação, formação e na melhoria dos cuidados de saúde”.
Manuel Heitor

Por seu turno, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falou da “reprogramação de fundos comunitários” orientados para a competitividade e coesão territorial.

“O nosso processo de convergência da média europeia só pode ser feito com mais conhecimento”, frisou o governante.

“A ambição do Centro Académico Clínico abrir novas valências em Loulé mostra bem a relevância e a presença daquilo que pode ser uma articulação adequada entre as atividades de educação, de investigação e de inovação, certamente num contexto autárquico que favoreça e facilite o estabelecimento destas ligações”, afirmou ainda Manuel Heitor.

Fonte: regiao-sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário