terça-feira, 7 de maio de 2019

Marinha Grande, o epicentro do empreendedorismo

Teve início esta segunda feira, 6 de maio, e decorre até ao próximo sábado, a 13ª Semana do Empreendedorismo, organizada em parceria pela OPEN, CENTIMFE e Associação Pool-Net, com o apoio da Câmara Municipal de Marinha Grande.

Entre as muitas novidades previstas para esta semana dedicada ao empreendedorismo, decorreu durante a manhã de segunda feira, uma reunião no âmbito do projeto “Dá-te a Conhecer”, liderada por Joaquim Menezes, presidente da Associação para Oportunidades Específicas de Negócio (OPEN), que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes; de David Leandro, em representação do Município de Penela; e representantes, da Open, Cenfim, IPL e Rádio Clube Marinhense.

O projeto “Dá-te a Conhecer” é um desafio lançado a diversos municípios e às respetivas rádios, para em rede iniciarem um conjunto de programas com o objetivo de divulgar as oportunidades profissionais existentes, para já nestas três regiões,  e atrair jovens de todo o país e também de outros países, nomeadamente Cabo Verde, para a formação em diversas áreas profissionais, sendo que na Marinha Grande a aposta se direciona para a indústria dos moldes.

No âmbito do “Dá-te a Conhecer”, a Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira afirmou que Há muito que a Marinha Grande, se identifica como estando no  «Centro do Mundo». Aliás, esta foi a frase chave, com que, desde a primeira vez, o Eng.º Joaquim Menezes apresentou este projeto. São palavras suas, em que todos os marinhenses se reconhecem”. Cidália Ferreira lembrou ainda que “É através da área empresarial que somos conhecidos internacionalmente, e este projeto, agora alargado a outros concelhos do país,  tem permitido que as cidades geminadas se revejam nele, e estejam, desta forma, integradas.”
   
Pelas 14h30 teve lugar a abertura oficial da Semana do Empreendedorismo com a inauguração, no átrio da OPEN, de uma escultura de André Silva Sancho, último projeto produzido pelo autor na licenciatura de Design de Produto - Cerâmica e Vidro, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria, e que foi escolhida para integrar a coleção da OPEN.

A tarde prosseguiu com uma reunião com o objetivo de se acertarem datas para a prossecução de diversos projetos, nomeadamente a criação de um protocolo com Cabo Verde, no âmbito da formação. Nesta reunião estiveram também presentes, o presidente da Câmara  de Vagos, Silvério Regalado e Rui Tocha, do CENTIMFE.
O dia terminou com uma visita às instalações da OPEN.

A 13ª Semana do Empreendedorismo traz à Marinha Grande um sem número de eventos através dos quais, além de serem apresentados muitos projetos e ideias, serão abertas múltiplas janelas de oportunidades, tanto àqueles que são empreendedores e querem expandir os seus negócios, como àqueles que pretendem iniciar uma atividade.  Esta semana será de extrema utilidade, não só para divulgar o empreendedorismo, como para  esclarecer e informar os empreendedores tanto da região como do país. Reunir, conversar, debater ideias, e conhecer os meios mais eficazes para levar os projetos em frente, criando “redes” de contactos que facilitem o trabalho dos empreendedores, é o objetivo desta iniciativa que conta com o seguinte programa  https://bit.ly/2IJOqYH    

Nenhum comentário:

Postar um comentário