quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Desporto adaptado: 1.ª Concentração de natação adaptada de Desporto Escolar reúne 80 alunos


Encontro decorreu nas Piscinas Municipais de Águeda, envolveu sete escolas da região e 80 alunos entre os 6 e os 20 anos 

Cerca de 80 alunos de sete escolas da região estiveram, hoje de manhã, nas Piscinas Municipais de Águeda, onde participaram na 1.ª Concentração de natação adaptada de Deporto Escolar. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Desporto Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), promoveu a integração de crianças e jovens, entre os 6 e os 20 anos, com necessidades especiais numa modalidade desportiva e em competição. 

Os atletas competiram em crol (batimento de pernas) e costas, sendo que o mais importante foi mesmo o convívio entre os participantes. Tal como explicou Susana Oliveira, professora e coordenadora de Educação Especial, “a importância maior é eles conviverem uns com os outros, verem que há alunos diferentes e que todos podem participar nesta atividade, que não é exclusiva para um aluno que sabe nadar”. 

No sentido de promover esta ligação social entre os alunos e de permitir que os que queriam competir com tempos cronometrados o pudessem fazer, o espaço das Piscinas Municipais foi dividido em várias zonas, com diferentes atividades a decorrer em simultâneo, tendo em conta as necessidades físicas e cognitivas dos jovens envolvidos. 

As crianças e jovens que participaram nesta concentração têm limitações essencialmente cognitivas, alguns com multideficiência e também autismo, uns mais dependentes do que outros. Uns gostam de nadar e competem e outros gostam do meio aquático e de brincar na água. Une-os a vontade de estar juntos, de brincarem e de competir também. “São escolas que participam sempre nas competições e os meninos já se conhecem e gostam imenso de se encontrar, de conversar uns com os outros, de estarem juntos e saem daqui sempre felizes”, declarou ainda a docente que acompanha os alunos da ESAP nos treinos de natação adaptada. 

Paulo Gonçalves, 16 anos, da Unidade de Autismo da ESAP; Micael Pinho, 13 anos, da Escola de Albergaria-a-Velha, e Tatiana Silva, 16 anos, da ESAP são exemplo dessa vontade de participar. Afirmaram que gostam de nadar e de ganhar as competições. 

Hélder Nolasco, coordenador do Desporto Escolar da ESAP, reiterou que a par da competição, este é um “momento de convívio”, que foi “extremamente positivo”. “A inclusão desta população especial no quotidiano e no desporto em particular é fundamental”, disse o responsável. 

Normalmente são realizadas três concentrações por ano, sendo esta a primeira vez que o referido núcleo da ESAP organiza o evento. A próxima vai decorrer em Vagos e a seguinte em Albergaria-a-Velha. 

Para além dos professores de Educação Especial, a ação contou com o apoio dos alunos do 12.º ano do curso profissional de auxiliar de saúde, da ESAP, num total de 16 estudantes, que ajudaram na dinamização das atividades. “É importante eles verem como os outros alunos são e como os podem ajudar”, disse Susana Oliveira. 

Refira-se que o Município de Águeda, nas várias ações que desenvolve e proporciona, dá uma relevância enorme ao desporto adaptado e inclusivo, no âmbito da estratégia de desporto para todos, tendo, por isso mesmo, sido distinguido com o Programa de Desporto Adaptado Recomendado 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário