terça-feira, 24 de março de 2020

Coimbra assegura alojamento a profissionais de saúde e proteção civil

A Câmara de Coimbra vai assegurar o alojamento em unidades hoteleiras da cidade aos profissionais de saúde e proteção civil, no âmbito da cooperação com outras entidades no combate à pandemia da covid-19.
O município vai “providenciar alojamento em unidades hoteleiras de Coimbra para acolher profissionais de saúde e proteção civil”, de acordo com um despacho do presidente da autarquia, Manuel Machado, enviado à agência Lusa.
A medida surge “no âmbito da cooperação entre entidades, em conjugação de esforços para a efetivação do Plano de Contingência do Município”, que foi adotado no dia 09 de março, refere o documento.
Os profissionais de saúde, que “estão na primeira linha do combate à pandemia, devem poder optar por não regressar às suas casas depois do trabalho para não arriscar o contágio às suas famílias e população em geral”, sustenta o presidente da Câmara de Coimbra.
“O interesse público municipal de manter estes recursos humanos, que se têm dedicado e empenhado, ativos, saudáveis, concentrados e disponíveis para continuar a prestar os cuidados de saúde necessários à população”, afirma ainda o autarca, na justificação.
Esta “aquisição de serviços de alojamento”, suportada pela Câmara, resulta de um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e é feita em articulação com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra.
O novo coronavírus já infetou em Portugal mais de 2.000 pessoas e foram confirmadas já 23 mortes associadas à Covid-19.
Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Em todo o mundo, o novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas, das quais mais de 15.100 morreram.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário