domingo, 22 de março de 2020

[COVID-19]: Estado de emergência nacional e acompanhamento do surto no Município

4 casos confirmados em Estarreja

Resultado de imagem para estarreja
Estarreja tem vivido os últimos dias com compreensível apreensão, em grande parte provocada pela forte ligação ao concelho vizinho de Ovar, para o qual foi decretada situação de calamidade, que implicou a fixação de uma cerca sanitária municipal. Em termos gerais, a população está a respeitar o distanciamento social, contribuindo para combater a propagação do novo coronavírus. Com 4 casos de infeção confirmados no concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, reforça que “temos que continuar atentos e cautelosos”.
Esta noite, às 00h00, entra em vigor o estado de emergência nacional, estando a Câmara Municipal a avaliar as medidas anunciadas pelo Governo e assim agir em conformidade, definindo igualmente medidas complementares no âmbito das suas competências, para implementar durante esta onda epidemiológica, mas igualmente antecipando as necessidades pós-surto.
 4 casos no Município 

O Município de Estarreja e a Autoridade de Saúde Local informam que foram confirmados 4 casos de infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) – COVID-19 no nosso território, tendo sido tomadas todas as medidas protocolares necessárias à contenção do contágio. Neste momento, existem cerca de 30 contactos em vigilância pelas Autoridades de Saúde.
O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, reforça que a autarquia, sempre em parceria e colaboração das entidades locais e parceiros sociais, tem vindo a tomar medidas de apoio à população, nomeadamente à população mais fragilizada, dando como exemplos o programa SOS Viver+ e a iniciativa “Cuidar à distância” (apoio psicológico via telefone 925 651 667 e email psicologia@cm-estarreja.pt), a cedência de EPI – Equipamentos de Proteção Individual aos Bombeiros Voluntários de Estarreja ou o apoio ao Centro de Saúde de Estarreja com a entrega de equipamentos necessários para a proteção dos trabalhadores. 
 
Os serviços municipais estão encerrados, mas a autarquia continua ao lado da população também através de uma linha telefónica (234 840 600 e 234 840 604) e email (geral@cm-estarreja.pt).
 
Fique em casa, seja um verdadeiro agente de saúde pública
 
O autarca apela a todos os Munícipes para que se mantenham em casa, seguindo as limitações aos direitos de deslocação e o dever geral de recolhimento domiciliário previsto no pacote de medidas do Estado de Emergência Nacional, para que tomem todas as precauções necessárias e sigam as recomendações das autoridades de saúde. 

Às empresas que têm que continuar a laborar (setor alimentar, setor químico, transportes e mercadorias, entre outros essenciais), Diamantino Sabina adverte para que cumpram escrupulosamente as medidas e atividades extraordinárias que assegurem a saúde e segurança dos trabalhadores (ver informação técnica DGS).
O combate a este surto pandémico passa também pela resiliência dos cidadãos. “Volto a apelar à população estarrejense para que cumpra rigorosamente as regras emanadas pelas DGS e demais autoridades de saúde. Prevenir que a doença se propague não depende apenas das autoridades. Depende de todos nós! Está na hora de sermos nós a decretar Guerra ao COVID 19!”


Câmara Municipal e entidades de proteção civil, saúde, socorro e segurança atentas à evolução do surto
 
Recorde-se que o Plano Municipal de Emergência de Estarreja foi ativado no passado domingo, 15/03/2020, colocando em prontidão todas as autoridades locais de proteção civil, segurança, socorro e saúde, que no âmbito das suas atribuições e de forma articulada acionam os meios necessários ao desenvolvimento das ações de proteção civil. Estas autoridades participam em briefings diários onde é feito o ponto de situação concelhio e a sua divulgação pública sempre que se justifique. Já anteriormente, o Município tinha ativado o Plano de Contingência tomando um conjunto de medidas imediatas e preventivas de combate à COVID-19.
 
Na próxima semana, terão início ações de higienização e desinfeção do espaço público, num plano de intervenção desenhado pela Câmara Municipal, com a colaboração das Juntas de Freguesia, que abrange ruas e locais de maior afluência, tais como junto a farmácias, superfícies comerciais ou centros de saúde.

A Câmara Municipal de Estarreja está atenta e vai continuar a acompanhar a evolução da pandemia e a avaliar permanentemente a necessidade de tomar medidas excecionais que reforcem uma posição que contribua para prevenir o controlo da COVID-19.
 
Colabora e faça a sua parte, ficando em casa, protegendo-se a si e aos outros. 
 
COVID-19 Como se transmite?
A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.
 
Quais os sinais e sintomas?
A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:
• Febre (T>37,5ºC)
• Tosse
• Dificuldade respiratória (Falta de ar)
Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.
 
Medidas de higiene e etiqueta respiratória
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
• Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
• Evitar tocar na cara com as mãos;
• Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.
 
Acompanhe todas as informações relacionadas com o surto:


Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário