domingo, 5 de abril de 2020

Moçambique | Há covid-19 na Província de Cabo Delgado


O ministro da Saúde declarou nesta quinta-feira (02) que o 10º doente de covid-19 foi infectado na Província de Cabo Delgado “O individuo de 61 anos está na Cidade de Maputo, viajou de Pemba, não está internado, está em isolamento domiciliar na sua casa”. O @Verdade apurou que o paciente esteve a trabalhar na Península de Afungi no projecto de gás natural liderado pela petrolífera Total.

Doze dias após detectar o paciente zero o Instituto Nacional de Saúde realizou um total de 302 testes, “dos 18 casos testados nas últimas 24 horas todos foram negativos para o novo coronavírus” anunciou o ministro Armindo Tiago. O titular da Saúde em Moçambique revelou que o 10º doente: “Um dos casos que anunciamos ontem (terça-feira) trata-se de um cidadão moçambicano (e não sul-africano), a trabalhar numa empresa na região petrolífera de Afungi.

A equipa de investigação do Instituto Nacional de Saúde já lá esteve e identificamos todos os contactos, quer em Maputo quer em Cabo Delgado, que serão testados”.

Armindo Tiago aclarou que o décimo infectado em Moçambique é o primeiro caso de transmissão local fora da Cidade de Maputo.

“O individuo de 61 anos está na Cidade de Maputo, viajou de Pemba, na Província de Cabo Delgado, não está internado, está em isolamento domiciliar na sua casa”. “As nossas equipas vão deslocar-se a Cabo Delgado para fazer a testagem”, disse ainda o ministro Armindo Tiago admitindo que exista pelo menos um outro infectado pelo covid-19 na Península de Afungi onde decorrem as obras de implantação do maior projecto de exploração de gás natural em Moçambique.

A petrolífera que lidera o projecto nos campos de Golfinho/Atum confirmou ao @Verdade. “A Total E&P Mozambique Área 1 confirma que um trabalhador no local do projecto em Afungi foi infectado com covid-19. A gestão do projecto no local informou as autoridades de saúde locais.

“Em aplicação das regras estabelecidas pelas autoridades de saúde e pelo Grupo, foi tomada a decisão de identificar todas as pessoas que entraram em contacto com esse trabalhador, a fim de tomar todas as medidas preventivas necessárias para limitar o risco de contaminação, incluindo a quarentena das pessoas que tiveram contacto com o trabalhador e a desinfecção das instalações. Durante este período, a Total fornecerá todo o apoio necessário”, acrescentou a petrolífera Total E&P Mozambique Área 1.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário