domingo, 5 de abril de 2020

Moçambique | Medidas de prevenção da COVID-19 na Petromoc

Com o registo dos primeiros infectados pela COVID-19 em Moçambique, a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do País, adoptou diversas medidas preventivas que numa primeira fase, consistiram na disseminação de informações sobre a pandemia tendo passado assim que se tornou necessário, para a implementação de medidas de prevenção nos terminais, depósitos, aero-instalações e edifícios da Petróleos de Moçambique SA – Petromoc.
A Divisão de Segurança e Meio Ambiente da Petromoc, que funciona como “focal point” na implementação das acções internas de prevenção da COVID 19, destacou como principais medidas de prevenção:
• A disseminação de informações sobre a doença que é feita através da partilha de conteúdos relativamente às causas, sintomas e medidas de prevenção por via de “posters”, folhetos e palestras.
• Nos terminais, depósitos e aero-instalações, foi introduzida a obrigatoriedade de contemplar abordagens sobre a COVID-19 nos diálogos de segurança (DDS’s) feitos regularmente pelos técnicos de segurança.
• Foi elaborada e publicada internamente uma instrução operacional que destaca as responsabilidades concretas de todos os trabalhadores a todos os níveis, na prevenção da COVID-19.
• Paralelamente, a empresa adquiriu materiais de prevenção que incluem máscaras, luvas e desinfectantes que, estão a ser distribuídos pelos colaboradores cujo trabalho implica acentuada exposição a eventual contágio.
• Estão igualmente a ser alocados aos terminais, depósitos, aero-instalações e edifícios da Petromoc, termómetros infravermelhos para permitir o rastreio de febre, que é um dos primeiros sintomas da COVID 19.
• Por forma a reduzir a exposição e o risco de contágio, a empresa decidiu reforçar as medidas de prevenção passando a partir de segunda-feira, 30 de Março a operar, nos locais físicos de trabalho, com um número reduzido de trabalhadores, passando a maior parte a trabalhar remotamente, de acordo com a especificidade das funções. Para as tarefas que pela sua natureza obrigam a permanência no local de trabalho, está a ser observado o princípio de rotatividade.
• Pensando nos seus clientes, a Petromoc está em interação com os postos de abastecimento orientando os seus gestores a observarem a implementação das medidas de prevenção da COVID-19 e disponibilizando panfletos sobre a pandemia.
• Com os parceiros e prestadores de serviço que actuam em diversas áreas, a Petromoc está a envidar esforços no sentido de harmonizar as acções e manter o mesmo padrão de prevenção.
Palestras sobre COVID-19
Ainda na sequência das medidas adoptadas no âmbito da prevenção da pandemia da COVID-19, a Petromoc está a promover como ficou acima referenciado, um ciclo de palestras dirigidas aos colaboradores no sentido de se inteirarem sobre os cuidados a ter perante esta situação que já causou milhares de mortes e consequências desastrosas um pouco por todo o mundo.
A primeira sessão de palestras sobre a COVID-19, foi ministrada para parte dos colaboradores do edifício sede e orientada pela Dra. Cherizade Mussagy que, abordou aspectos bastante importantes sobre o vírus. Na sua apresentação, a Dra. Cherizade partilhou informação substancial sobre os sintomas da doença, formas de transmissão e prevenção.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário