sexta-feira, 24 de abril de 2020

Sabe que em Aveiro existe um local onde pode fazer a sua dádiva de sangue?

Todas as 4ª.s e 6ª.s feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) cumpre com a sua missão comunitária, não só pelo facto de em Aveiro existir um hospital, mas, porque milhares de doentes dependem todos os dias de componentes sanguíneos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.
Nos feriados tais como no dia 1 de Maio e 10 de Junho, excepcionalmente, as sessões de colheitas de sangue vão-se realizar entre as 9 horas as 13 horas, decisão tomada pelo CST de Coimbra.
A cidade de Aveiro tem uns milhares de habitantes, certamente que não são todos doentes nem idosos, são indiferentes a um dos mais elementares deveres cívicos: doar sangue.
Quando a comunidade não tem no seu meio o que entende necessário, reclama até o conseguir. Satisfeita a sua pretensão, distancia-se, fica alheia, e isso acontece em relação à única associação de dadores existente neste Concelho. É estranho, uma triste realidade.
É possível haver pessoas em Aveiro que desconhecem a existência desta associação? Sim, é possível.
É triste, é lamentável, deixa-nos preocupados. Sinal dos tempos, ou andamos sonâmbulos? Nem com a situação que estamos todos a viver despertamos para a máxima importância da doação de sangue?
Estamos nos a referir a um nobre gesto (simples), mas, que compete cada um dar o devido cumprimento, é insubstituível.
Sempre que somos levados para o hospital, confiamos que nada falte para nos tratar da saúde. Se o tratamento depender de transfusão de componentes sanguíneos? Não pode falhar, tem de haver esse recurso, sob pena do hospital ser acusado de assistência incompleta.
Isso só é possível se houver dadores e dadoras de sangue.

Acedam ao site http://www.adasca.pt/ nele está disponível mais informação.

J. Carlos




Nenhum comentário:

Postar um comentário