sexta-feira, 29 de maio de 2020

IPO de Coimbra assinala Dia Mundial sem Tabaco com ações de sensibilização

Para assinalar o Dia Mundial sem Tabaco, no próximo dia 31 de maio, o Instituto Português de Oncologia de Coimbra vai realizar o Fórum “IPOC – Hospital sem Tabaco”.
Destinado a toda a comunidade hospitalar – e com o ilusionista Luís de Matos como rosto – este evento pretende sensibilizar e co-responsabilizar para a problemática do tabagismo nas instituições de saúde.
“A maior parte dos fumadores tem conhecimento sobre os riscos associados ao tabagismo mas continua a fumar porque é dependente de uma substância constituinte do tabaco que é a nicotina e que causa habituação”, refere Lourdes Barradas, diretora do serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra. Sendo responsável por cerca de 85 a 90% dos casos de cancro do pulmão, “é primordial  que os profissionais de saúde estejam comprometidos com a cessação tabágica, não só tomando o exemplo, como incentivando os fumadores a deixar de fumar”, reforça a médica pneumologista. 
Em 2018 foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 7432/2018 que determina que os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde devem definir e prosseguir uma estratégia no sentido de se tornarem livres – até ao ano de 2020 – de fumo de tabaco. Com o Fórum “IPOC – Hospital sem Tabaco” a instituição pretende dar uma resposta a este mesmo despacho promovendo boas práticas de intervenção.
No dia 31, na parte da manhã, decorrerá uma ação de sensibilização e rastreio ao monóxido de carbono destinada a utentes e colaboradores da instituição. No período da tarde, com início às 14h, vai realizar-se uma tertúlia – que incluirá a apresentação do projecto SOS Saúde e o testemunho de um ex-fumador – e o debate “Hospital sem Tabaco – Realidades e Perspetivas” que contará com a participação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Colégio de Especialidade de Pneumologia, da Sociedade Europeia de Pneumologia, dos Cuidados de Saúde Primários, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário