sexta-feira, 3 de julho de 2020

Avaliados planos de contingência das instituições de acolhimento de idosos do concelho


O Auditório Municipal de Ansião acolheu, nos dias 1 e 2 de julho, reuniões entre a Coordenação Municipal de Proteção Civil e as Direções Técnicas das Estruturas Residenciais do Concelho de Ansião. 

A sua realização foi proposta pela Comissão Municipal de Proteção Civil, na reunião realizada a 18 de junho, e contou com a presença de representantes da Proteção Civil Municipal; da Delegação de Saúde Local; da Guarda Nacional Republicana; da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; do Centro Distrital da Segurança Social; das Juntas de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários de Ansião. 

A adequação dos planos de contingência das instituições de apoio a idosos à fase pandémica que se vive, foi o tema em discussão com vista a melhorar o conhecimento das características de cada instituição, em termos de estrutura física e espaços, de recursos humanos (funcionários, apoio médico e de enfermagem) e utentes; conhecer a reorganização e capacidade de resposta face a diferentes cenários de casos COVID-19 positivos; e avaliar as necessidades para uma eventual evacuação considerando as capacidades dos utentes. 

Com cerca de uma hora de duração por cada instituição, as sessões foram dirigidas, no primeiro dia, à Fundação D. Fernanda Marques, de Chão de Couce; à Fundação Nossa Senhora da Guia, de Avelar; à Santa Casa da Misericórdia de Alvorge e à Santa Casa da Misericórdia de Ansião. No segundo dia, estiveram presentes a Casa da Várzea, de Santiago da Guarda; a Residência Sénior do Nabão, de Ansião; a Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família, de que faz parte a Casa do Canto, de Chão de Couce; e o Centro Social Paroquial de Santiago da Guarda. 

A reflexão e partilha sobre a execução dos planos de contingência resultou na necessidade de proceder a alguns ajustes e ao reforço de algumas ações, nomeadamente a importância da simulação de situações reais. 

Após estas reuniões de trabalho, os representantes da Segurança Social e da Proteção Civil Municipal fizeram uma visita aos espaços que o município tem preparados para apoio operacional numa eventual situação de emergência no concelho, com cerca de duas centenas de camas disponíveis, metade das quais para resposta imediata. 

Já no dia 23 de junho, a Diretora do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, Elisabete Moita, acompanhada por elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil, entre eles o Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, tinha estado na Santa Casa da Misericórdia de Alvorge com vista à avaliação do seu plano de contingência e das condições existentes para uma eventual evacuação de utentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário