sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Câmara Municipal atribui 30 mil euros aos Bombeiros figueiroenses


A Câmara Municipal aprovou a atribuição de um subsídio extraordinário, no valor de 30 mil euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos. A atribuição, apresentada sob proposta do Presidente da Câmara, foi aprovada em Reunião de Câmara de 8 de julho, e surge na sequência da exposição, efetuada pelo Sr. Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários ao Município, relativa às dificuldades que a sua corporação atravessa devido à pandemia COVID-19.

O Estado de Emergência provocou uma queda abrupta nas receitas da corporação, nomeadamente no setor da saúde (serviço de ambulância, emergência e transporte de doentes) pela não realização dos transportes relativos àqueles serviços, que constituem uma importante fonte de receita dos Bombeiros Voluntários deste concelho.

Face à diminuição da receita, a Pandemia obrigou a um aumento bastante significativo da despesa, com aquisição de produtos de desinfeção, EPI – Equipamentos de Proteção Individual com as normas de segurança adequadas e exigidas para a proteção dos seus operacionais, bem como dos doentes transportados, isto tudo, em sintonia com as orientações veiculadas pela Organização Mundial de Saúde e da Direção-Geral de Saúde.

O subsídio agora aprovado, no âmbito das medidas extraordinárias de apoio COVID-19, perfaz os custos referentes a aproximadamente 3 meses de vencimentos dos bombeiros e cobre o corresponde ao período de paragem forçada de alguns serviços da corporação, atenuando-se assim as dificuldades vividas por uma associação que coloca o bem-estar de todos os cidadãos acima do seu próprio bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário