sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Covilhã | TURÍSTICO INOVADOR PARA VALORIZAR COUTO MINEIRO


As Câmaras Municipais da Covilhã e do Fundão assinaram com o Turismo de Portugal um protocolo de financiamento, através do programa Valorizar, para a implementação de um projeto destinado à promoção das freguesias mineiras dos dois concelhos. 

A cerimónia teve lugar ontem, dia 06 de agosto, nas Minas da Panasqueira, e contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. 

O projeto “Terras do Volfrâmio e do Estanho - História e Memória das Comunidades Mineiras” será financiado em 600 mil euros através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, sendo o investimento total de cerca de 900 mil euros. 

O projeto envolve as localidades dos dois concelhos que integram todo o couto mineiro das Minas da Panasqueira, bem como as freguesias do Barco e de Cortes do Meio (concelho da Covilhã), onde também houve explorações de minério. 

Entre as ações previstas estão a criação de dois Centros Interpretativos, de redes de percursos pedestres e roteiros, a reabilitação e criação de espaços museológicos, requalificação e abertura de várias galerias mineiras para visitação, para além de ofertas turísticas como “Seja Mineiro por um Dia”. 

Este projeto visa a requalificação patrimonial e ambiental destes territórios, a promoção cultural e turística, o reordenamento das aldeias mineiras dos concelhos da Covilhã e Fundão. 

O projeto supramunicipal também permitirá contribuir para potenciar o investimento privado, nomeadamente alguns dos projetos turísticos que já estão anunciados para as localidades abrangidas. 

Para Vítor Pereira, Presidente do Município da Covilhã, “este é um projeto que vai potenciar a atividade turística, gerar emprego e criar riqueza, para que aqui permaneçam e se fixem cada vez mais pessoas”. O autarca destacou a inovação “deste novo segmento turístico associado à atividade mineira”, apontando outros objetivos importantes de um projeto “que preserva a história e lança as bases para o desenvolvimento do couto mineiro do ponto de vista ambiental, do ponto de vista económico e do ponto de vista social”. 

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, mostrou-se “impressionada” com as potencialidades deste novo produto turístico, afirmando ainda que, “mais do que suportar ou financiar um projeto isolado nos territórios do Interior, importa sobretudo suportar narrativas, trilhos, caminhos e rotas que possam garantir a fixação do turista mais tempo nestes territórios. Nós não queremos uma abordagem de ‘toca e foge’, queremos uma abordagem mais holística, mais completa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário