quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Casa Museu Egas Moniz: “Há festa na Quinta” no primeiro fim de semana de setembro

Estreia de “Confidências de ACAFEM” é uma das novidades

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, estão todos convidados para o “Há festa na Quinta”. Música, espetáculos circenses, de acrobacia aérea, de marionetas e yoga para famílias irão invadir a Quinta do Marinheiro. A estreia absoluta de "Confidências de ACAFEM" faz desta uma edição especial, ao criar um novo elo com a comunidade, que contribuiu para esta inédita visita guiada e encenada à Casa Museu Egas Moniz.

Revelações a várias vozes
O processo começou com o desafio de escrita lançado à comunidade, através de cartas que apelavam à revelação de confidências do passado, da infância e de Avanca. Foram enviadas 175 cartas que resultaram em 25 respostas, num total de 17 estarrejenses que ousaram participar, fazendo deles, coautores deste projeto. Assim nasceu a visita guiada e encenada à Casa Museu Egas Moniz "CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM", a partir de textos de autoria de Egas Moniz e cartas recebidas da comunidade local, com dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro e produção da Sol d’Alma – Associação de Teatro.

As quatro sessões que irão acontecer durante o “Há festa na Quinta” já estão esgotadas, mas serão anunciadas novas datas brevemente. Enquanto isso não acontece, motivos não faltam para visitar a Quinta do Marinheiro e a Casa Museu Egas Moniz no primeiro fim-de-semana de setembro.

“Há festa na Quinta”, o evento liga-se à vida do cientista nascido em Avanca e renova o convite para visitar a Quinta do Marinheiro com uma oferta cultural e de lazer.

As visitas guiadas continuam disponíveis com sessões marcadas para estes dias: dia 5, às 10h30, e nos dias 5 e 6 à tarde – 14h00, 16h15 e 16h45, com grupos limitados a 6 pessoas (as inscrições podem fazer-se através do e-mail museuegasmoniz@cm-estarreja.pt).

Viola braguesa de João Diogo Leitão

A noite de sexta-feira, dia 4, fica marcada com o concerto de João Diogo Leitão. Músico, tangedor de violas várias, vencedor do prémio jovens músicos - Antena 2 (2014), João Diogo Leitão antecipa o lançamento do seu álbum de estreia 'por onde fica a primavera' com viola braguesa. Este concerto realiza-se no interior da Casa Museu, sendo limitado a 40 pessoas.

Acrobacias a 7 metros de altura

No dia seguinte, sábado, 5 de setembro, a arte faz-se a 7 metros de altura, com um espetáculo circense desenhado para o espaço público e especialmente para este tempo de pandemia. Dois intérpretes utilizam a acrobacia aérea como técnica para procurarem o equilíbrio entre dois corpos, usando uma corda solta com duas pontas. “Por um fio”, da Companhia Erva Daninha, promete provocar emoções, às 19h00. O espetáculo tem uma lotação limitada.

Sendo a Quinta de Marinheiro o ponto de partida do percurso BioRia do Rio Gonde, - que nos leva até à Ribeira do Mourão – nesse sábado haverá quatro passeios de moliceiro, com experiência piscatória e observação de flora e fauna, que já estão esgotados.

Tarde de domingo com oferta para toda a família

No domingo, a tarde é bastante preenchida com uma oferta para pais, filhos, primos e avós. De forma a aproveitar toda a envolvência do espaço, a sessão de Yoga para Famílias (crianças entre os 3 e os 10 anos), às 15h00, com Helena Burbuleta, convida a relaxar. As inscrições são obrigatórias através do email museuegasmoniz@cm-estarreja.pt.

Os voos rápidos das aves de rapina não passarão despercebidos, em especial aos olhos dos mais pequenos, a partir das 15h00.

Às 16h00, a Red Cloud Teatro de Marionetas irá apresentar o Dom Roberto - Teatro tradicional e popular de marionetas português. Os robertos ganham vida para a apresentação das histórias "O Barbeiro" e "A Tourada".

O dia fecha com a companhia de teatro Kopinxas e o seu "Circ'Au'Léu" às 17h00. O espetáculo circense com suporte musical ao vivo, recria o ambiente de um circo tradicional, carregado de revelações cómicas e de momentos de interação. Um espetáculo cheio de ritmo e energia para toda a família.

É tempo de voltar. A Casa Museu Egas Moniz e a Quinta do Marinheiro estão preparadas para o receber e para que possa usufruir dos espaços verdes que envolvem a casa do único Prémio Nobel português da medicina.

4, 5 e 6 setembro
Quinta do Marinheiro, Casa Museu Egas Moniz, Avanca

"Tudo se passa em torno da Casa do Marinheiro... " 
Egas Moniz

No tempo de Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca para as férias de verão, a quinta ganhava vida. É esse lado carismático da personalidade do cientista que inspira o evento “Há Festa na Quinta”. Renovando o convite a toda a população para que visite a casa onde nasceu e viveu o único Prémio Nobel português da Medicina, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro para três dias de atividades culturais e de lazer.

Programa
Sexta 4 
22:00 JOÃO DIOGO LEITÃO concerto
tangedor de violas várias / viola barguesa
Lotação limitada

Sábado 5 
10:30 e 12:30 PASSEIO DE MOLICEIRO *
com experiência piscatória
ESGOTADO

15:00 e 18:00 CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM *
visitas guiadas e encenadas à Casa Museu
Sol d’Alma - Associação de Teatro
ESGOTADO

16:00 e 17:00 PASSEIO DE MOLICEIRO *
com observação de flora e fauna
ESGOTADO

19:00 POR UM FIO
espetáculo de acrobacia aérea
Companhia Erva Daninha
Lotação limitada

Domingo 6
15:00 e 18:00 CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM * 
visitas guiadas e encenadas à Casa Museu 
Sol d’Alma - Associação de Teatro
ESGOTADO

15:00 YOGA PARA FAMÍLIAS * 
crianças entre os 3 e 10 anos

15:00 AVES DE RAPINA demonstração e exibição
16:00 DOM ROBERTO teatro 
Marionetas Tradicionais Portuguesas

17:00 CIRC’AU’LÉU espetáculo circense para famílias 
Companhia Kopinxas

Visitas guiadas: dia 5, às 10h30, e nos dias 5 e 6 à tarde – 14h00, 16h15 e 16h45, com grupos limitados a 6 pessoas (as inscrições podem fazer-se através do e-mail museuegasmoniz@cm-estarreja.pt).
* INSCRIÇÕES ATÉ 31 AGOSTO POR EMAIL MUSEUEGASMONIZ@CM-ESTARREJA.PT


Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário