segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Na passado sábado, 12 de setembro “Para lá do olhar…”, de Filipa Cartaxo, teve apresentação editorial na Biblioteca Municipal de Cantanhede



Para lá do olhar…, livro de Filipa Cartaxo, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede em 12 de setembro, numa sessão que marcou o encontro da autora com amigos e admiradores e que contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Isabel Curto, apresentadora da obra, e a autora, Filipa Cartaxo. Na mesa de honra esteve presente ainda Egídio Patrão, presidente de União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, Bruno Mourato, representante da Editora “Edita” e Alex Paxeco, prefaciador.
No decurso da apresentação de Para lá do olhar…, Pedro Cardoso felicitou a autora, pelo “excelente trabalho apresentado neste diário, revelando uma grande sensibilidade, visão e forma de estar na vida digna de se enaltecer“. O autarca “não poderia deixar de destacar a enorme audácia que a Filipa demonstrou ao partir numa aventura corajosa, missionária e solidária, áreas que tanto me dizem. Esta importante experiência de voluntariado é merecedora de amplo destaque, pois apresenta uma pessoa que deixou tudo para trás, família, amigos, trabalho, para se dedicar aos outros”. O vice-presidente da Câmara Municipal fez questão de sublinhar ainda “a importância da nossa entrega ao outro, da ajuda humanitária que nos tempos que correm, difíceis e conturbados, tanta falta fazem ao mundo”.

A apresentação do livro ficou a cargo de Susana Isabel Curto, amiga de Filipa Cartaxo, que aproveitou para elogiou o propósito da autora em partilhar uma viagem verdadeiramente rica, com amplo destaque para a partilha de afetos, emoções, gentes, etnias e religiões do povo da Costa do Marfim”, destacando também “a coragem desta enfermeira missionária em fazer voluntariado num país com tantas lacunas na área da saúde, em pleno pico do surto de ébola“. A apresentadora felicitou ainda a autora e amiga pelo Para lá do olhar…”, apresentando a obra como uma “verdadeira lição de vida, num país onde parece que tudo falta, menos o amor e o carinho não poderia deixar de destacar a enorme audácia que a Filipa demonstrou ao partir numa aventura corajosa, missionária e solidária pelo próximo”.
Para lá do olhar… é a 1ª obra da autora, que decidiu partilhar o registo diário da experiência que viveu ao logo de 48 dias, numa missão solidária que decorreu no final de 2014, na Costa do Marfim. Ao longo da apresentação Filipa Cartaxo visivelmente emocionada referiu que “esta experiência foi a descoberta do verdadeiro sentido da vida” apresentando-se como “uma excelente oportunidade para (re)descobrir a verdadeira essencial de África”. A autora terminou a presentação editorial com o desejo “de que este livro seja uma semente de ouro lançada no coração dos leitores”.

Sobre Filipa Cartaxo
Filipa Cartaxo nasceu em 1983, em Vilamar, onde reside. Licenciou-se em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca de Coimbra, em 2005. Iniciou funções como enfermeira no Hospital Santo António dos Capuchos, em Lisboa, em 2005, encontrando-se atualmente a trabalhar na Extensão de Saúde de Sepins.
O desafio pela busca contínua do conhecimento tornou-a mestre em Saúde Pública, especialista em Enfermagem Comunitária e pós-graduada em Economia e Gestão em Organizações de Saúde. Frequenta atualmente o 4º ano do Doutoramento em Gestão – Ciência Aplicada à Decisão.
Filipa cartaxo encontra na família, no trabalho, nos amigos e no voluntariado os papéis e as paixões da sua vida. A missão que realizou na Costa do Marfim permitiu-lhe crescer e reforçar os valores que entende primordiais e que procura espelhar neste livro, graças à audácia e coragem para correr riscos em prol do bem e entrega gratuita, que tão bem definem a sua personalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário