sábado, 17 de outubro de 2020

Centro de investigação desportiva de referência internacional nasce na Pista das Moitas (Proença-a-Nova)

 Projeto será apresentado a 16 de outubro no Aeródromo Municipal 

O Centro de Paraquedismo, a funcionar na Pista das Moitas, será alvo de um projeto de investigação na área desportiva, liderada pela Universidade da Extremadura (Espanha), através do Grupo de Optimización Del Entrenamiento y Rendimiento Desportivo (GOERD) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da sua Unidade de Investigação Sport, Health e Exercise Research Unit, com o apoio do Município de Proença-a-Nova. 

A apresentação deste projeto acontecerá a 16 de outubro, sexta-feira, às 20h30, no hangar do Aeródromo Municipal. A recolha de dados desportivos decorrerá durante o sábado, 17 de outubro, enquanto decorrem as provas para a Taça de Portugal de Paraquedismo. O objetivo principal é estudar os parâmetros fisiológicos e psicológicos nos praticantes de paraquedismo. . A recolha de dados será feita a partir de uma amostra de 32 paraquedistas em que serão feitas diversas medições através de aparelhos WIMU de última geração, sensor de banda cardíaca Garwin (pertencentes aos laboratórios da GOERD) e altímetros VISO, e que permitirão recolher informações de multivariáveis, tais como: FC, VFC, velocidade médias, localização precisa e níveis de CO2. Serão estudados a carga interna objetiva em praticantes de paraquedismo principiantes e experientes, tendo em conta o número do salto (1º e 2º salto do dia). É registada a frequência cardíaca (FC) nos praticantes de paraquedismo e verificadas as diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes saltos para cada um dos grupos. 

O Aeródromo de Proença-a-Nova possui todas as condições logísticas para dar resposta à investigação e, por esse motivo, o objetivo é transformá-lo num Centro de investigação desportiva de referência internacional, centrado no paraquedismo. 

Na apresentação estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, o presidente do IPCB, o diretor da Escola Superior de Educação do IPCB, o coordenado do Grupo GOERD, o diretor técnico da Federação Portuguesa de Paraquedismo, o representante da empresa Skyfuncenter e o investigador do estudo. 


Contactos: 
Responsável pela investigação: 
Dr. Tiago Machado – 962 923 832 
Sky Fun Center 
Escola de Paraquedismo 
Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova 
GPS: 39º 43’ 90’’N // 07º 52’ 40’’W 
Tel. 925 505 505 / 925 605 605 

Município de Proença-a-Nova 
(Gabinete de Comunicação e Promoção Turística) 
Sónia Martins/Andreia Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário