quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Fernando Venâncio vence Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho

O ensaio Assim Nasceu Uma Língua, do linguista Fernando Venâncio, venceu a edição de 2020 do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, em ex-aequo com Camões por Cantos Nunca dantes Navegados, da autoria do jornalista e escritor Nuno Júdice.

Assim Nasceu Uma Língua é a obra de uma vida para o professor Fernando Venâncio, formado em Linguística Geral e docente de língua e cultura portuguesas nas universidades holandesas de Nimega, Utreque e Amsterdão. Já o era antes, mas agora a Associação Portuguesa dos Críticos Literários confirma-o com a atribuição do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho.

Esta é a consagração de uma grande obra sobre a origem história e evolução da língua portuguesa que conquistou o júri, composto por Ana Mafalda Leite, Liberto Cruz e Paula Cristina Costa, pelo «amplo saber filológico que se cruza frequentemente com um humor inteligente».

Em comunicado oficial, a associação justifica a nomeação. «Fernando Venâncio produziu um estudo notável sobre as origens da língua portuguesa dos primórdios à época contemporânea. Desfazendo erros e mostrando com eficácia e clareza a força e a independência da língua portuguesa, manifestadas aliás desde muito cedo, Assim Nasceu Uma Língua é um ensaio muito vivo e pertinente que se lê como história, a história da uma língua tantas vezes maltratada».

Assim Nasceu Uma Língua, editado em Novembro de 2019 pela Guerra e Paz Editores, conquistou leitores em Portugal e na Galiza, tendo já chegado à quinta edição. Além de conquistar os tops de algumas das principais livrarias em Portugal, o livro obteve um extraordinário consenso crítico, não só em Portugal, mas também na Galiza e no Brasil.

O Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho tem o valor de 4000 euros, a partilhar pelos dois autores, e será entregue «em data e local a anunciar»

Nenhum comentário:

Postar um comentário