sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MUNÍCIPIO DA COVILHÃ APRESENTA “INDUSTRIAL – ENCONTROS COM A CIDADE FÁBRICA”


A cidade da Covilhã marca encontro com o seu património industrial no âmbito da iniciativa “Industrial - Encontros com a Cidade Fábrica”, realizada nos próximos dias 5 a 8 de novembro. 

Este evento conta com a organização da Câmara Municipal da Covilhã e com o apoio e colaboração da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), do Instituto de História Contemporânea Economia, Sociedade, Património e Inovação (ESPI) e da Universidade da Beira Interior. 

A edição deste ano sofreu um adiamento da data originalmente prevista e consequentes alterações à programação inicial, devido à atual situação pandémica. 

Ainda assim, a organização do evento mantém o seu principal objetivo de estabelecer uma ligação entre as várias artes e a história rica da Covilhã enquanto “cidade fábrica”, valorizando o património industrial que é uma referência para a identidade da cidade e motivar a população, em especial as camadas jovens, para a descoberta do mesmo. 

O programa oficial inclui a realização de conferências e espetáculos, tal como se apresenta em seguida: 

Dia 5 de novembro (quinta feira) 

9h00 às 17h - DRCC Conferência Internacional Cultura Território e Desenvolvimento | Estruturas de Criatividade – conferência organizada com o intuito de: promover debates sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios; fomentar a criação de estruturas facilitadoras da criatividade nos territórios e junto das comunidades; desenvolver ecossistemas culturais e criativos alargados e resilientes e formular estratégias e políticas culturais sendo dirigido a operadores culturais e criativos, autoridades locais e regionais e ao setor privado, bem como a todos os atores envolvidos no planeamento regional e local. 

Local: New Hand Lab 
Dia 6 de novembro (sexta feira) 

9h00 às 16h - DRCC Conferência Internacional Cultura Território e Desenvolvimento | Estruturas de Criatividade (continuação do primeiro dia) 

Local: New Hand Lab 

21h30 - Concerto de Cláudia Pascoal - uma das mais promissoras artistas do panorama musical português. Venceu o Festival da Canção, há dois anos, depois de variadas experiências em programas televisivos como “Ídolos”, “Fator X” e “The Voice”. A jovem artista está a iniciar agora uma carreira musical, tendo lançado em março deste ano o seu primeiro álbum, intitulado “!”. Com uma excelente receção por parte de público e crítica, esta primeira obra contou com uma verdadeira equipa de luxo, destacando-se os nomes de Tiago Bettencourt na produção, David Fonseca, Samuel Úria, Joana Espadinha e um surpreendente Nuno Markl com participações especiais. 

Local: Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. 


Dia 7 de novembro (sábado) 

9h30 – Cultura e Património Industrial – com destaque para os temas: Conservação e Reutilização do Património Industrial; Paisagens Culturais do Património Industrial e (Re)Interpretação da Cultura Industrial. Contará com a participação de Elisa Pinheiro, Fernanda Rollo (Nova FCSH) em intervenção online e Filomena Pinheiro (Turismo de Portugal). 

11h00 - Arte e Património Industrial – ênfase para as temáticas: Funções da Arte na Paisagem Urbana; a Arte Pública ou Arte no Espaço Público e Design e Rotas Turísticas. Terá a presença de Alexandra Alves (Turismo Industrial de São João da Madeira), Lara Seixo Rodrigues (Wool) e Paulo Pires do Vale (Comissário do Plano Nacional das Artes). 

Ambas as conferências terão como moderadores Patrícia Figueiredo da SIC e Paulo Braz da RTP. 

14h30 - Apresentação de Boas Práticas – com foco central nas questões associadas aos museus e centros interpretativos bem como projetos e rotas turísticas centrados no Património Industrial. Contará com a participação de Carlos Filipe (Rota do Mármore), Joana Galhano (Museus do Calçado e da Chapelaria de São João da Madeira) e Rita Salvado (Museu dos Lanifícios da Covilhã) que terá uma intervenção online. 

Local: New Hand Lab 

21h30 - Companhia Kayzer Ballet apresenta “Gala de Bailado” – a primeira companhia jovem profissional portuguesa de dança, sediada na Covilhã, que tem como objetivo providenciar oportunidades para jovens bailarinos que pretendem lançar as suas carreiras após concluírem o seu treino e formação artística, vai apresentar uma verdadeira “Gala de Bailado” repleta de arte e surpresas. 

Local: Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior 


Dia 8 de novembro (domingo) 

9h30 – Passeio Cultural pelos Núcleos das Ribeiras da Carpinteira e Degoldra, passando ainda pelo Museu de Lanifícios, Centro Histórico e Artes Urbanas. 

A programação elaborada invoca uma preocupação por parte do município em trabalhar o património industrial local e envolver a comunidade na sua vasta história com a preparação de atividades, de rigor e credibilidade técnica e cultural. O Município pretende continuar a potencializar a Covilhã enquanto destino turístico, salientando as suas especificidades e autenticidade histórica, promovendo o conhecimento e a valorização do património industrial e cultural através da arte e do conhecimento. 

A Câmara Municipal da Covilhã irá certificar-se que serão cumpridas todas as recomendações impostas pela Direção-Geral de Saúde pelo que os espetáculos terão uma lotação limitada a 1/3 da capacidade total da sala e será necessário proceder a uma reserva prévia de bilhetes. Informa-se também que é obrigatório o uso de máscara por parte de todos no decorrer das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário