sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Reservas de sangue estão em baixo em todo o País. Saiba como e onde pode doar

 Instituto Português do Sangue e da Transplantação apela a que todos os que preenchem os requisitos se dirijam a um local de colheita. Para ser dador basta ter entre 18 e 65 anos, peso igual ou superior a 50 kg e hábitos de vida saudável.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou esta quarta-feira, 28 de outubro, para o facto de Portugal estar com "níveis baixos de reservas de sangue". "É imprescindível continuar a tratar todos os doentes e para isso é necessário reforçar as reservas de sangue", alerta o instituto em comunicado apelando a que todas as pessoas que têm condições para serem dadores, se dirijam a um local de colheita.

A situação tornou-se preocupante desde setembro, mês em que se começou a notar "algum desequilíbrio". Segundo o IPST, apesar da redução de 5% nas colheitas devido à pandemia, o facto de ter havido também um abrandamento das atividades hospitalares levou a que se "mantivesse algum equilíbrio entre as colheitas e os consumos", algo que não se verifica agora.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação salienta que a pandemia trouxe "novas realidades", mas " a necessidade de componentes sanguíneos para tratar os doentes mantém-se inalterada", e acrescenta que em todos os locais de colheita, foram reforçadas todas as medidas para que a doação de sangue se efetue com segurança.

Saiba onde pode doar sangue em Aveiro


Fonte:https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-nacional/artigos/reservas-de-sangue-estao-em-baixo-em-todo-o-pais-saiba-como-e-onde-pode-doar


Nenhum comentário:

Postar um comentário