Ansião acolheu, no passado dia 23 de outubro, as atividades do primeiro dia do encerramento do congresso "O Futuro da Nossa Cidade", no âmbito da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.
A decorrer desde maio com a participação dos 26 municípios que têm participado, partilhado e contribuído para fortalecer esta candidatura, o congresso contou com este momento, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O período da manhã ficou reservado à transmissão em direto, a partir do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, para os municípios ligados digitalmente entre si, da conferência de abertura por Tolentino Mendonça, subordinada à temática da hospitalidade. Contou também com a leitura a vinte e seis vozes, de Ansião pela voz do Presidente da Câmara, do poema “Falemos de uma rede”, de Luís Filipe Castro Mendes.
À tarde decorreu uma Oficina do Futuro, liderada pela Vereadora da Cultura, com a participação dos congressistas locais, que culminou na transmissão em direto a todo o plenário da síntese dos trabalhos realizados.
O encerramento do congresso aconteceu no dia 24 nas Caldas da Rainha, tendo os dois dias pretendido lançar as bases para um debate europeu sobre a importância da cultura como elemento de coesão territorial, fundamental para o futuro das cidades, num processo participativo, cuja voz é dos cidadãos, dos atores locais, dos operadores do futuro, projetando o que ambicionam para o seu território.
Nenhum comentário:
Postar um comentário