O Percurso Polis reabre na próxima segunda-feira, dia 5, após as obras da primeira fase de requalificação do percurso, entre a sede da Juventude Desportiva do Lis, em São Romão, e o Jardim da Vala Real, numa extensão de 1.870 metros e num investimento feito pelo Município de 850 mil euros.
A intervenção teve como objetivos criar melhores condições para a fruição deste percurso, seja para caminhadas e atletismo ou ciclismo, com faixas específicas e identificadas para cada modalidade, um investimento que torna também o percurso mais seguro, confortável e inclusivo.
Com capacidade para ser utilizado por todos os cidadãos e em todas as alturas do ano, introduziu-se ainda uma melhoria em termos de mobiliário urbano e iluminação.
Para além da criação de uma via para peões e duas faixas para ciclistas em grande parte do troço, os trabalhos incluíram a construção de uma ponte em madeira junto à Ponte dos Caniços, bem como a limpeza dos taludes existentes, a remoção da vegetação e de materiais soltos e de terra vegetal.
No troço agora intervencionado, será necessário seguir algumas recomendações de segurança, disponíveis no site do Município e em vários pontos do percurso, tais como a circulação na faixa adequada, a utilização das zonas de descanso em momentos de paragem, os cuidados nos passeios em grupo, entre outras.
A requalificação do restante troço, cerca de 3.500 metros de um total de 5,4 quilómetros, encontra-se em fase de projeto, não existindo ainda data prevista para o início da empreitada.
Os praticantes de caminhada, corrida e ciclismo podem agora voltar a usufruir de uma das principais atrações da cidade, sendo ainda necessário cumprir as medidas impostas no âmbito do combate e mitigação da pandemia da COVID-19, bem como respeitar as regras de circulação pedonal e em bicicleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário