quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Livros | O Mundo como Ele É: Obra do físico sueco Ulf Danielsson é publicada em Portugal com prefácio de Carlos Fiolhais


O Universo não é matemática, as nossas descrições do mundo são apenas tentativas humanas de o representar, pelo que não podemos confundir a realidade com modelos. Quem o diz é o físico teórico sueco Ulf Danielsson, membro da Real Academia Sueca de Ciências responsável pela entrega do Prémio Nobel da Física de 2020, no livro O Mundo como Ele É. Uma tese que vem revolucionar a forma como encaramos o mundo e o Universo e que explica a realidade como ela é e não como nós a imaginamos ou gostaríamos que fosse. A obra chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz Editores, prefaciada pelo professor Carlos Fiolhais e traduzida directamente do sueco por Ivan Figueiras, que estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 12 de Outubro.
Especialista em teoria das cordas e cosmologia, Ulf Danielsson, físico sueco e professor da Universidade de Uppsala, tem a matemática como um instrumento absolutamente necessário. Ainda assim, afirma que as descrições do mundo baseadas em estudos matemáticos não passam de tentativas humanas de o representar. «Tenho um segredo para contar: os seres vivos não são máquinas, não existe matemática fora das nossas cabeças, o mundo existe e não é uma simulação, os computadores não conseguem pensar, a nossa consciência não é uma ilusão e a nossa vontade não é livre.»

Uma importantíssima mensagem que o cientista nos deixa no livro O Mundo como Ele É. Na obra, que apresenta uma nova abordagem, com argumentos originais de grande relevância, Danielsson afirma ainda «que tudo é física e que não existe realidade fora da matéria» e que Descartes estava equivocado quanto à sua teoria do dualismo corpo-alma. Para o autor, a mente (novo nome da alma) é inseparável do corpo e a física terá muito a aprender com a biologia, que unificou, sem grande matemática, a prodigiosa variedade do mundo vivo. «Apesar de tudo o que a ciência desvelou sobre o Universo, ainda não conseguimos libertar‑nos de uma mundividência que é essencialmente religiosa.»

A obra chega agora a Portugal, numa edição da Guerra e Paz, que conta com um prefácio do professor Carlos Fiolhais, no qual o físico português subscreve a tese do seu congénere sueco. «Ulf Danielsson não tem, como eu, qualquer dúvida sobre a existência da realidade [...]. Vivemos num mundo real que se nos impõe de modo avassalador, por muito aliciantes que sejam fantasias sobre mundos alternativos que possamos construir.»

Num texto que analisa exemplarmente a obra, Carlos Fiolhais elogia a forma como o autor se socorre das várias ciências para passar a sua mensagem. «O autor sabe bem que o conceito de realidade é esquivo. Ele pertence ao domínio da filosofia, pelo que não hesita em explicar o que a filosofia tem dito sobre a realidade. Cita, entre outros, Aristóteles, Husserl e Heidegger». O Prefaciador destaca ainda a tradução feita por Ivan Figueiras. «Foi traduzido de uma forma muito competente do original sueco.»

Escrita num estilo sedutor e acessível, esta é uma leitura essencial para compreender que a «realidade é real» e nós estamos e estaremos confrontados com ela. O Mundo como Ele É chega à rede livreira nacional no próximo dia 12 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores. Esta é a sexta obra de divulgação científica do autor, que tem vindo ainda a fazer uma grande aposta na comunicação de ciência na imprensa, na rádio e na televisão suecas.

O Mundo como Ele É
Ulf Danielsson
Não-Ficção / Ciência
160 páginas · 15x23· 15,00 €
Nas livrarias a 12 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário