segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Cantanhede | No XXV Congresso Helena Teodósio eleita para o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses

Helena Teodósio foi eleita para o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), no âmbito do 25.º congresso realizado no último fim de semana em Aveiro e cujo encerramento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede transita assim do Conselho Geral para o órgão executivo da ANMP, órgão este que passa a ser liderado por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e que ao nível do distrito de Coimbra integra ainda Nuno Moita, presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova.

Na intervenção que fez no plenário, Helena Teodósio falou da “dignificação do estatuto e do papel dos eleitos locais”, processo que considerou “decisivo para a reabilitação da política e para a valorização da vida democrática. Para credibilizarmos o trabalho e a ação dos autarcas é urgente avançar com a alteração do seu estatuto e é preciso coragem para o exigir”, disse a líder do executivo camarário cantanhedense, sublinhando que “a ANMP tem de ser uma voz particularmente ativa na consensualização de um novo estatuto à altura das responsabilidades dos eleitos locais”.

Helena Teodósio considera que “o país está numa frase crucial de crescimento da atividade das autarquias e estas têm de dispor de condições para posicionar bem os projetos dos municípios ao nível dos programas de financiamento da União Europeia. Para isso, o Governo tem de saber ouvir, tem de perceber que alterações organizacionais profundas como aquelas que têm de ser feitas para cumprir com as novas competências que lhes estão a ser atribuídas não se conseguem sem o suporte financeiro indispensável”, afirmou, salientando que “o caminho é longo, os desafios são muitos, pelo que precisamos de ser muito determinados na procura das soluções possíveis para as dificuldades que ainda se levantam à afirmação do poder autárquico em Portugal”.

Além do Conselho Diretivo, o Congresso da ANMP elegeu a Mesa do Congresso, o Conselho Geral e o Conselho Fiscal, órgãos que passam a ser presididos, respetivamente, por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal de Lousada, e Jorge Pinto, Presidente da Assembleia Municipal de Borba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário