sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Proença-a-Nova | Direitos do consumidor abordados em ações de informação

“Emagreça a fatura da água”, “A saúde a que tem direito”, “Consumir energia com eficiência “e “SOS Consumidor Sénior” foram os temas que marcaram as ações de informação que decorreram em diversas aldeias do concelho ao longo desta semana. A iniciativa foi organizada pelo “Projeto Enraizar” CLDS 4G em parceria com o Município de Proença-a-Nova, com o objetivo de informar a população sobre assuntos relacionados com a postura a ter enquanto consumidor.

Orientadas pela oradora Tânia Santana, jurista da DECO, a aldeia do Chão do Galego recebeu a primeira ação - “Emagreça a fatura da água”. Ainda no mesmo dia houve espaço para a única sessão em Proença-a-Nova, subordinado ao tema “A saúde a que tem direito”, onde foram dados a conhecer alguns dos principais direitos das pessoas enquanto utentes do Sistema Nacional de Saúde. No final foram também abordados outros temas, que suscitaram troca de ideias entre oradora e plateia. “Como complemento achámos pertinente falarmos um pouco de questões sobre faturação dos serviços públicos essenciais, que todos nós recebemos nas nossas casas. Demos alertas sobre este tipo de práticas comerciais desleais e agressivas, que tendem a ter como público-alvo a população sénior”, explicou Tânia Santana. A oradora referiu ainda que este tipo de ações acaba por tomar outro cariz quando o público-alvo é a população mais idosa.

Na aldeia do Pergulho foi abordado o tema “Consumir energia com eficiência”, enquanto que na Pedra do Altar a ação teve como foco “SOS Consumidor Sénior”. De acordo com Tânia Santana, “há ações específicas para consumidores seniores e outras para o público em geral, mas tentamos sempre abordar pontos interessantes e partilhar exemplos práticos. Neste caso, de uma maneira ou outra, as pessoas já têm sensibilidade para perceber algumas situações”.

Qualquer consumidor, independentemente de ser sócio ou não, pode contactar a DECO para tirar dúvidas, através do email deco.centro@deco.pt, pela página de internet DECO Associação ou contacto telefónico 239 841 004.

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