No passado sábado, dia 12 de fevereiro, o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, dinamizou uma visita às exposições permanente e temporária “Mestres na Lente", subordinada ao tema do amor, nas suas diferentes expressões, que foi destacado ao longo do percurso expositivo, dada a proximidade com o Dia de S. Valentim.
A visita foi guiada pela técnica do museu, Cátia Cavaco, e pelo aluno Rafael Beith, da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte. Contou com a presença dos professores Paula Carvalho, João Gomes e Daniel Carvalho e respetiva turma do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, do Politécnico de Leiria, e com as docentes de História da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, Hermínia Silva e Sandra Veiga.
Depois de realizar a visita guiada ao museu através de um pequeno filme para a disciplina de História da Cultura e das Artes, no ano letivo de 2021/2022, o aluno Rafael Beith foi convidado pelo Museu Joaquim Correia a prosseguir a sua experiência de mediador cultural, dinamizando uma visita ao museu em contexto real.
O grupo de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, do Politécnico, explorou os processos de autoconhecimento, sentimentos e emoções dos estudantes, numa atividade pedagógica programada pelos docentes do curso, no espaço do museu, considerando uma dimensão terapêutica da Arte.
A troca de experiências pedagógicas entre alunos de 11.º ano e alunos de mestrado foi muito gratificante e abriu caminho para que outras parcerias entre as instituições
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário