segunda-feira, 14 de março de 2022

MARINHA GRANDE RECEBE FASE DISTRITAL DO PARLAMENTO JOVEM


A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe a segunda fase da sessão distrital do Parlamento Jovem do Circulo Eleitoral de Leiria, no dia 22 de março, das 09h00 às 18h00.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

São entidades parceiras deste projeto o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE); Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas; e Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ). A fase distrital de Leiria tem o apoio do Município da Marinha Grande.

O Parlamento Jovem pretende educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República e o seu funcionamento; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; estimular os jovens à participação em processos eleitorais; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo; entre outros.

Na Sessão Distrital participa o grupo de deputados que foram eleitos na Sessão Escolar para representar a escola. Vão lá estar também os deputados eleitos nas outras escolas do mesmo círculo eleitoral (distrito), estando todas representadas com o mesmo n.º de deputados.

Têm de redigir a “exposição de motivos” do Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar, explicando as razões pelas quais estão a apresentar as suas medidas. Os deputados eleitos devem também conhecer todos os outros Projetos de Recomendação do seu círculo, para poderem intervir no debate com maior segurança e propriedade.

A Sessão Distrital serve para dar oportunidade a um número significativo de jovens, em cada distrito, de participar numa sessão semelhante à Sessão Nacional, uma vez que não é possível ter na Sessão Nacional todos os participantes.

Serão também eleitos os deputados à Sessão Nacional, por voto secreto, e o Porta-Voz, que vai coordenar a participação do grupo de deputados deste círculo na Sessão Nacional e articular com eles a pergunta a propor, para colocar a um Deputado da Assembleia da República, no Plenário da Sessão Nacional.

Outro dos objetivos desta sessão será votar as propostas de temas para a edição do ano seguinte do Parlamento dos Jovens, aprovadas nas Sessões Escolares, para que seja selecionado um tema, em cada círculo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário