Pela primeira vez, a Marinha Grande celebrou o Dia do Município (Quinta-Feira da Ascensão), numa cerimónia, que decorreu no Teatro Stephens, no passado dia 26 de maio, e na qual atribuiu distinções honoríficas a cidadãos do concelho que se tenham destacado numa determinada área.
O programa teve início com o hastear da bandeira do Município, no Edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene, na Casa da Cultura Teatro Stephens.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, salientou que “pretendemos enaltecer o legado que nos deixaram, exaltar o que temos, elevar a nossa terra e homenagear a dedicação e os bons serviços que marinhenses prestaram à nossa comunidade. Devemos perceber o que é ser marinhense, transparecendo a alma desta terra, contemplando os feitos dos nossos antepassados, interpretando o que representam nos dias de hoje e projetando o futuro próspero que desejamos”.
O presidente Aurélio Ferreira acrescentou que a cerimónia pretendeu “agraciar quem por tão nobres feitos, se distinguiu na nossa comunidade. Sentimo-nos muito honrados por, em nome do Município da Marinha Grande, atribuir a Medalha de Honra do Município, reconhecendo uma pessoa que se evidenciou por mérito excecional, contribuindo de forma relevante e distintiva, para o desenvolvimento do concelho da Marinha Grande”. Do mesmo modo, “atribuímos a Medalha Municipal de Mérito distinguindo pessoas que se evidenciem pelo seu contributo nas áreas social, cultural, educativa, desportiva, económica, humanitária ou científica”.
O presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro, felicitou a Camara Municipal “por, em boa hora, escolher o Dia do Município para homenagear individualidades que na sua vida já extinta, ou presente, se distinguiram em várias atividades e que pelo seu trabalho, engenho e arte, valorizaram e dignificaram uma comunidade que nasceu, progrediu, mudou e se transformou, sabendo estar sempre à altura do seus tempos, e superando-o na maior parte das vezes”.
Aníbal Curto Ribeiro adiantou ainda que, “ao longo do nosso percurso, e agora numa época mais contemporânea, depois de nos tornarmos uma realidade administrativa autónoma e independente do concelho de Leiria a que estávamos ligados, temos tido ao longo da nossa história e nas mais diversas áreas da vida, Instituições, Personalidades, Empresas e Organizações, que assumiram posições do mais relevante e reconhecido mérito, com repercussão local, e divulgação nacional e internacional, que nos engrandecem e nos orgulham enquanto comunidade”.
A abertura da sessão coube ao investigador Jorge Custódio, com uma comunicação intitulada “A herança cultural dos Stephens”, pelo investigador”, durante a qual recordou que “a quinta-feira da Ascensão é uma festa cristã ecuménica, que o Município da Marinha Grande elegeu como o dia da cidade e do feriado municipal. Até pode não querer dizer nada ou então ter um profundo significado na vida social de uma terra de artífices do vidro, artífices que, em 1747, começaram a estabelecer-se na orla do pinhal de Leiria, num ponto geográfico de uma incógnita Marinha”.
O investigador acrescentou que “impõe-se, desde já, recolocar o Vidro na rota da indústria marinhense e promover a sua cultura em Portugal. Olhá-lo nas suas várias dimensões, enquanto património histórico, arquitectónico e artístico, de novo como património industrial, pelas suas vertentes futuras e, ainda, como património social e factor de desenvolvimento integrado”.
O Dia do Município foi especialmente dedicado aos cidadãos da Marinha Grande, que a fizeram crescer e a tornaram uma referência nos diversos contextos locais, nacionais e internacionais.
Foram atribuídas as seguintes distinções:
- Medalha de Honra do Município - Aníbal Henriques Abrantes;
- Medalha Municipal de Mérito Social - Leonília Rijo Martinho;
- Medalha Municipal de Mérito Cultural - Jorge Amadeu Vieira Mourato;
- Medalha Municipal de Mérito Educativo - Cesário António Gonçalves da Silva;
- Medalha Municipal de Mérito Desportivo - Hugo Fernando Lucas Gaspar;
- Medalha Municipal de Mérito Económico - José Pedro Barosa e Victor Manuel de Noronha Santos Gallo;
- Medalha Municipal de Mérito Humanitário - Nadya Shkuru;
- Medalha Municipal de Mérito Científico - Maria do Rosário Gomes André.
O Município distinguiu também os trabalhadores que completaram 25 anos de serviço no Município, no ano 2021: Alexandre Mesquita Carvalho Fava , Paula Cristina Ascenso Moreira e Manuel Carlos Carvalho da Fonseca.
Foram também homenageados os funcionários que se aposentaram em 2021, pelos bons serviços, dedicação e empenho à causa pública municipal, nomeadamente: Amílcar Maximiano Fernandes, Emília Fernandes Rigueira, José Carlos Morouço de Sousa, Manuel Francisco Sousa Liberato Rodrigues, Manuel José Pereira, Maria de Jesus Pereira Martins, Mário Jorge Cardoso dos Santos e Nuno Álvaro Sapateiro Fernandes.
A sessão terminou com uma exímia atuação dos pianistas André Barros e Tiago Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário