terça-feira, 31 de maio de 2022

Ansião acolheu o I Encontro Intermunicipal de Conselhos Municipais de Juventude

O Município de Ansião realizou o I Encontro de Conselhos Municipais de Juventude da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na tarde do passado dia 28 de maio, no Auditório da Câmara Municipal.

A proposta, aprovada pelo Conselho Intermunicipal da CIMRL, partiu do Conselho Municipal de Juventude de Ansião, por entenderem os jovens conselheiros a importância de se debaterem, numa dimensão mais alargada, alguns temas essenciais da atualidade relacionados com a juventude.
A sessão contou, no momento da abertura, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, em representação da CIMRL, do Presidente da Assembleia Municipal de Ansião, José Miguel Medeiros, e do Vereador com o pelouro da Juventude na Câmara Municipal de Ansião, Paulo Fernandes.
Como intervenientes, estiveram Tiago Rego, Presidente da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis, que abordou o tema “Políticas Locais de Juventude: participação e emancipação jovem”, e Ana Rita Pereira, em representação do CNJ - Conselho Nacional de Juventude, que se pronunciou acerca d’ “A importância dos Conselhos Municipais de Juventude”.
Os jovens viram neste encontro prestadas diversas informações úteis relativamente aos apoios que estes organismos disponibilizam aos jovens, quer através de movimentos associativos ou partidários, quer através dos municípios, assim como algumas sugestões quanto ao exercício de uma participação ativa na sociedade civil, em prol dos seus interesses e expetativas.
Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, reiterou, no encerramento da sessão, a relevância do papel ativo dos jovens nas estruturas decisórias para a construção de um futuro melhor, mais democrático e mais inclusivo.
O Município de Ansião congratula-se com o facto de ter sido pioneiro nesta iniciativa, cuja segunda edição ficou agendada para Castanheira de Pera em junho de 2023, e agradece a todos os municípios da Região de Leiria que se empenharam em mobilizar os seus jovens para participarem neste evento.
Agradece também a Afonso Fareleiro, a quem coube a apresentação da sessão e dos seus dotes de mago, bem como a André Silva, que assegurou a animação musical do momento de convívio entre os participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário