Medicina interna é a especialidade com mais vagas para a contratação de médicos.
Medicina interna é a especialidade com mais vagas para a contratação de médicos recém-especialistas para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), seguida de anestesiologia, psiquiatria e pediatria, segundo um despacho publicado em Diário da República, no dia 15 de junho.
Os diplomas que regulam o novo concurso para médicos recém-especialistas do SNS, anunciados na quarta-feira, pela Ministra da Saúde, Marta Temido, foram publicados em Diário da República, e no total estão abertas 1.639 vagas, das quais 432 para a área de medicina geral e familiar, 25 para a área de saúde pública e 1.182 para a área hospitalar.
De acordo com o diploma que identifica os serviços e estabelecimentos de saúde com carência de pessoal médico, vão ser abertas 162 vagas para medicina interna, 86 para anestesiologia, 75 para psiquiatria, 67 para pediatria, 61 ginecologia/obstetrícia, 59 para ortopedia, 40 para cirurgia geral, 39 para medicina física e reabilitação e 38 para oftalmologia.
A Ministra da Saúde anunciou também a criação de uma comissão de acompanhamento da resposta nestas especialidades com cinco coordenadores regionais e um nacional», que coordenarão os recursos do SNS e os articularão com os setores privado e social.
Por outro lado, continuam a decorrer as reuniões com sindicatos para rever questões associadas à remuneração dos médicos em serviço de urgência.
Na apresentação do plano de respostas para urgências externas de ginecologia e obstetrícia, que decorreu no dia 15 de junho, Marta Temido apelou à união e ao foco nos utentes e ao espírito de trabalho em equipa, que é o único que pode resolver os problemas do SNS.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário