Medidas do Hospital de Guimarães permitem poupança de recursos.
A Operação de Eficiência Energética no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) tem como finalidade a implementação de medidas de eficiência energética e utilização de energias renováveis.
Este é um investimento financiado a 95% pelos Fundos Estruturais e de Coesão, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Em comunicado, o HSOG destaca o isolamento térmico e unidades de tratamento de ar. Com a implementação destas medidas, estima-se uma redução de 56% no consumo anual energético e cerca de 62% nas emissões de CO2.
A redução de consumos energéticos traduzir-se-á numa poupança média anual de cerca de 170 mil euros.
A efetivação da instalação de painéis solares fotovoltaico, a produzir eletricidade para consumo interno desde setembro de 2021, garante ao HSOG uma poupança anual de cerca de 50 mil euros.
A classe energética do edifício presente antes da implementação da operação é «D», esperando que este investimento permita atingir a classe «B».
Estes investimentos encontram-se alinhados com a promoção da utilização racional dos recursos, priorizando as grandes linhas de atuação nas áreas da eficiência energética e da produção de energias renováveis, garantindo a prossecução de uma estratégia nacional sustentável.
Para saber mais, consulte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário